domingo, 28 de maio de 2023

Cerimónia de Jubilação Académica de Augusto Deodato Guerreiro

 Caros Amigos e Leitores,

Através do seguinte link têm acesso à minha cerimónia de Jubilação Académica -» https://fb.watch/kP5QVCUUzb/ 

Por motivos tecnológicos momentâneos não ficaram visíveis os slides da minha apresentação nesta cerimónia, os quais podem consultar aqui:

1 - Um Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia

(Lição/Jubilação na Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa)

 

Augusto Deodato Guerreiro

Professor Catedrático no DCC/ECATI e Investigador no CICANT da Universidade Lusófona

– Centro Universitário de Lisboa

E-mail Deodato.guerreiro@ulusofona.pt

Blog: deodatoguerreiro.blogspot.pt

www.tiflologia.pt

 

2 - Um Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia

 

Evocaremos com mais e justa relevância, nesta sucinta preleção (que em breve poderá ser livro), uma especificidade do pioneirismo da Universidade Lusófona, no âmbito do DCC/CICANT/ECATI, inovação e fecúndia abordada numa equitativa dimensão e perspetiva de aparente eutopia, numa transdisciplinar e feliz longa caminhada, valorizando a diversidade e promovendo a equidade, numa emocionante consecução de êxitos inquestionáveis.

 

3 - Um Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia

 

A minha mais profunda e eterna Gratidão à distinta e de renome nacional e internacional Universidade Lusófona e intrínsecas Sinergias Humanas, Institucionais e Amigas!

 

Na minha consciência e na minha razão, no meu coração e na minha alma, numa irresistível emoção devidamente controlada e camuflada pela minha estrutura intrínseca, exulta a minha mais profundamente sentida Gratidão, que a Insondabilidade Universal, nos seus Altíssimos e Santos Desígnios, nos olha e comanda, nos protege e acolhe, se encarregará de intergeracionalizar, nos contextos da verdade e liberdade, da humanidade e solidariedade em dignidade e equidade na socialização e formação cívica, na educação e na cultura, nos direitos e oportunidades, na qualidade de vida para todos, sem exceções, em cujas esferas da mundovisão e da cosmovisão, do mundo global e cosmopolita, a proficuidade dos esforços a todos os níveis, incluindo os diplomáticos na intercompreensão a âmbito social, económico e político, tanto desejamos alcançar, porque tão urgente e imprescindível ao digno bem-estar na nossa bela Casa, que é o Planeta Terra!  

 

4 - Um Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia

 

Colocar aqui o poema da mula.

 

5 - Um Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia

 

Equidade = Epieikeia (grego), termo nascido na Grécia ligado ao Direito, contendo em si a pretensão de tornar o Direito mais democrático.

Platão foi o primeiro a preocupar-se com a equidade, seguido de Aristóteles, tendo vindo a verificar-se a evolução significacional, alargamento e adequabilidade do termo, ao longo da história até aos nossos dias, tendo nós mesmos já hipotisado um caminho para a teoria da equidade com enfoque nas diferenças, valorizando a diversidade na promoção da equidade, em si amalgamando:

Verdade, liberdade, integridade, isenção, justiça, lisura, honestidade, harmonia, equivalência, gratidão e igualdade em dignidade, direitos e oportunidades, qualidade de vida.

Equidade (por encerrar uma dimensão filológica mais holística e natural) e não Inclusão (conceito restritivo e impreciso em contexto humanístico e convivencial, implicitando em si excludência).

 

6 - Um Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia

 

Utopia = u+tópos, u=não + tópos=lugar, = um não lugar;

Um não lugar, mas um ideal que indica o caminho que contraria ou critica a distopia = dys+tópos, dys=mau + tópos=lugar, = mau lugar;

Independentemente dos vários tipos de utopia, a utopia nasce como eutopia = eu+tópos, eu=bom/feliz + tópos=lugar, = lugar bom/felicitante;

Como Evangelho = eu+angelion = notícia boa, feliz, felicitante.

 

7 - Um Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia

 

Transdisciplinar = Percurso pessoal/profissional/académico em diversos domínios de atividade Músico/compositor, com letra e música registada na SPA desde 1972, Operário metalúrgico na ex-Fábrica de Máquinas de Escrever MESSA, 1969-1973, Fisioterapeuta (com estágio no Hospital Curry Cabral em 1970), Poeta/escritor, sócio da APE desde 1993, Funcionário da Câmara Municipal de Lisboa, 1973-2010, aí ingressando como Auxiliar de Catalogação e


subindo até ao topo da Carreira Técnica Superior, como Técnico Superior de Bibliotecas e Documentação Assessor Principal. 

 

8 - Um Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia

 

Na área académica e científica, de 1985 a 2000, Docente de Métodos e Técnicas de Pesquisa da Informação e Diretor da Research and Training Unit in Information Retrieval (na International University for Third Age – UITI/Lisboa), Docente no Instituto Jean Piaget de Almada (várias unidades curriculares, incluindo Pedagogia e Didática para Crianças com Necessidades Educativas Específicas), no ISPA (Seminário do Braille à Braillologia), na FPCE/UL (Seminário Teorias e Bases Técnicas da Comunicação). 

 

9 - Um Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia

 

Finalmente, desde 2000, sobretudo no DCC/ECATI/ULHT (unidades curriculares Semiótica; Gestão da Comunicação; Metodologias e Técnicas de Pesquisa e Investigação; Introdução ao Pensamento Contemporâneo; Seminário de Investigação em Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio; Teorias e Sistemas de Comunicação: Especificidades Aumentativas e Alternativas; Seminário Aprofundado em Tifloperceptibilidade e Desenvolvimento Sensorial e Sociocognitivo: Intervenção Precoce no Contexto Educativo/Formativo; atualmente Regente de Teorias e Modelos da Comunicação e História dos Meios de Comunicação), nas áreas das Ciências da Comunicação, da Informação e da Educação, com particular enfoque na pedagogia/didática equitativa e sempre impulsionado pela vitalidade epistemológica do fenómeno socioeducomunicacional e cultural, no desenvolvimento biopsicossocial, intelecto espiritual e humano.   

 

10 - Um Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia

 

"A fenomenológica e problematizante viagem, com avanços e recuos e sempre arcoirisada de dignidade e energia irreversível, multissensorialidade e cognição, que temos vindo a fazer desde a infância, é um fértil e estelar horizonte iluminado pelo caminho do sol universal da verdade e da vida.

É uma fonte cívica e de peregrinação intercultural, pluriétnica e multicultural, a jorrar humildade e prudência, inspiração e utensilagem mental, sabedoria e empreendedorismo, que nos alerta e coage, em paixão e no dever invicto, a persistir no empenho e desempenho na prossecução da nossa aposta feliz na solução de questões que viabilizem a equidade a todos os níveis, muito desejando que esta empresa vital possa vir a ser intergeracionável na continuação


desta caminhada profícua e, com as peças sinérgicas da harmonia e da concórdia, na montagem do infinito mega puzzle que somos."

(Augusto Deodato Guerreiro, Almada: 30.04.2023).

 

"O polinómio socioeducomunicacional, sociocognitivo e socio afetivo «Família-Comunidade-Escola-Sociedade-Estado», fundamentando-se e fortalecendo-se, desenvolvendo-se e multiplicando-se na base da solidez dos grandes valores humanos, pode contribuir para melhorar o mundo em cidadania, dignidade e fecúndia, casando, num sentimento civil e canónico, a riqueza da diversidade com a magnificência da equidade."

 (Guerreiro, 2020, reflexão nº 52).

 

11 - Um Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia

 

"As mais diversas Teorias da infocomunicação interpessoal e interlocutiva imediata, ou mediatizada tecnologicamente (estas com particular relevância a partir da década de 40 do século XX), têm, as primeiras, a sua génese nas mais ancestrais e diferentes formas de relacionamento e interação, de socialização e educação, de comunicação e intercompreensão, alargando-se e aprofundando-se desde a imanência pensante até aos dias de hoje, nessa sequência suscitando a inerente investigação e desenvolvimento, justificação e utilização em intenções e ações, que bem se conhecem através dos muitos pensadores e autores que igualmente têm vindo a aprofundar investigação, a produzir e a atingir fecundos resultados sobre o assunto.

Porém, o que tem faltado tem sido a criteriosa análise, interpretação e redimensionamento de certas Teorias e Modelos infocomunicacionais à luz da cultura da mútua aceitação uns dos outros e da solidariedade na testagem e validação, na partilha e aplicação das mesmas, numa progressiva e natural implementação nos planos sociocomunicacional e sociocognitivo, como doutrinas ético deontológicas de civismo equitativo num processo holístico de humanização da vida a transformar mentalidades, pessoas, instituições e o mundo global para todos em cidadania e equidade em dignidade, direitos e oportunidades, em qualidade de vida. "

GUERREIRO, Augusto Deodato (2022). Pensamentos: Cronologia II. Almada: EDLARS – Educomunicação e Vida; reflexão 51.

 

12 - Um Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia

 

É nesta articulação sistematizada na fusão dos conceitos de equidade, eutopia e transdisciplinaridade funcional e de etapas percorridas, sobretudo equitativas aos níveis pedagógico-didático, cognitivo, sociocognitivo, socioeducomunicacional, intelectual e cultural, em que nos temos procurado encontrar na vida e prosseguindo na senda desafiante de caminhos atribulados, mas apaixonantes na sua consecução e elegância de vencê-los, desde que nos conhecemos.

O trabalho que temos realizado na Universidade Lusófona (ou fora dela e em articulação com ela), sempre com o seu necessário entusiástico incentivo e apoio, é pioneiro do seu Departamento de Ciências da Comunicação e CICANT/ECATI.

A insaciabilidade cognitiva e investigativa tem sido o nosso principal desafio. 

"Quem não tem fome cognitiva vegeta à míngua do saber e na inconsciência do erro. A não ser que privado de faculdades humanas vitais ou lhe falte a sensatez."

GUERREIRO, Augusto Deodato (2020). Pensamentos: Cronologia I. Almada: EDLARS – Educomunicação e Vida; reflexão 49.

 

13 - Um Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia

 

"O pedagógico trinómio equitativo Socialização?Educação?Comunicação é uma interação essencialmente conversacional, em que os interlocutores (e/ou os dotados de habilidades e potencialidades comunicacionais alternativas) procuram compreender-se, nivelando léxico e conceitos em reciprocidade para se sintonizarem na máxima intercompreensão possível.

Não pode haver interlocução ou comunicação interpessoal eficiente e eficaz, seja através de que tipologia comunicacional for, entre as pessoas ditas escorreitas e as com as mais diversificadas desvantagens ou limitações (sensoriocognitivas, mentais, físicas, ou de qualquer outra natureza), nem entre as pessoas sem esses condicionalismos deficitários, nem entre as pessoas com esses óbices, sem que haja, em cada um desses constatados circunstancialismos, a necessária capacidade e condições de socialização implícita na atuante educação comunicacional entrosada na comunicação educacional, num tríplice e indissociável processo socioeducomunicativo, nem que seja recorrendo ao consciente e diligente uso da competência humana meta-socioeducocunicacional."

(GUERREIRO, Augusto Deodato, 14.12.2022, Universidade Lusófona).

 

14 - Um Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia

 

A Universidade Lusófona, para além de outras áreas em que tem sido inquestionavelmente pioneira, também tem sido pioneira de excelência em domínios providenciados no DCC/CICANT/ECATI, como:

Pós-Doutoramentos em Ciências da Comunicação, na especialidade Equidade Pedagógico-Didática Socioeducomunicacional e Intelectual, Tecnológica e Cultural, desde 2019, com a realização de correspondentes corolários científicos na forma de seminários internacionais, com as comunidades científicas da área;

Cursos de Formação Especializada em Braille, Audiodescrição e Acessibilidade e Usabilidade em Web/E-learning, criados em 2016;

Pós-Graduações em Comunicação Inclusiva em Intervenção Precoce na Infância, Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio, Comunicação e Mediação Cultural na Cidade para Todos, criados em 2015;

Curso de Formação Especializada em Educação Especial de Alunos Cegos e com Baixa Visão, PG criada em 2011;

Seminário Nacional (evento científico anual, sendo já internacional por se estender aos Países da CPLP no âmbito da comunicação aumentativa e alternativa, tecnologias e produtos de apoio e das metodologias estratégicas e técnicas de acessibilidade educomunicacional para a inclusão social em cidadania e equidade, desde 2009;

Mestrado em Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio, que funcionou de 2006 até 2019;

Linha de Investigação em Linguagens Especiais e Novas Tecnologias/CICANT/ECATI/ULHT, criada em 2003, valência diluída, em termos de designação, nas atuais áreas de investigação do CICANT.

 

15 - Um Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia

 

No âmbito da nossa atividade académica e científica na Universidade Lusófona, em Espanha e Portugal, tem-nos sido confiada a Direção Científica de Teses de Doutoramento, assim como a participação em Júris/"Tribunais" como Arguente Principal, Vogal e Presidente, inclusive tendo sido Presidente de um Júri"Tribunal" de Doutoramento em Ciências da Educação na Universidade de Extremadura, no seu polo universitário em Badajoz, cabendo aqui destacar outro facto assinalável, o de termos sido convidados para dirigir Teses de Doutoramento na Universidade Complutense de Madrid em 2004, o que ainda acontece, tendo sido o primeiro estrangeiro a orientar Teses de Doutoramento naquela Universidade, facto que nos foi comunicado com alegria naquela data pelo então alto dirigente na Faculdade de Ciências da Informação, o Professor Doutor Fernandes Sagredo, o que imensamente nos encheu a alma de júbilo perante a nossa amada ULHT. 

 

É com profundo orgulho que reiteramos a convicção de que, o que de resto está publicamente confirmado, abrimos caminhos novos e inovadores na CMLisboa e na ULHT, sempre incentivados, apoiados e acarinhados na CML e naULusófona, bem como em outras instituições, em Portugal e lá fora, como também no Brasil, em afinidade com a Universidade


Lusófona, à qual, na medida das nossas possibilidades e limitações, nos temos dedicado academicamente de alma e coração.

 

16 - Um Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia

 

Portas que abrimos e em cujas vertentes ou valências, pela primeira vez na história da tiflologia no mundo, conseguimos, nas pessoas cegas, identificar e elencar, definir e confirmar na aferição de constatações, a nível pessoal e coletivo, em que hipotisamos soluções tiflocientíficas que devem merecer ser continuadas em criteriosa pesquisa e rigorosa investigação e desenvolvimento, porque se nos apresentam como altamente credíveis e promissoras para, cientificamente, se poderem confirmar por verificação experimental ou comparativa realidades empíricas e factuais que são indispensáveis ao sistemático estudo do desenvolvimento e refinar com precisão a tatilidade e a ciensibilidade, o háptico-percetivo e multissensorial, o somatossensorial e cinestésico, o ecolocalizacional e ecoacústico na contextualização ambiental, orientação e mobilidade, a estruturação fisicobiopsicossocial e desenvolvimental, intelecto espiritual e humana, sobretudo mediante o exercício e aplicação de procedimentos e métodos pedagógico-didáticos, num propósito e numa dimensão holística de equidade socioeducomunicacional, intelectual e cultural em analogia com o nível de desenvolvimento das pessoas normovisuais, impondo-se a premente criação de um Laboratório de Tiflociência.

 Consultar site www.tiflologia.pt, sobretudo o 1º Congresso Internacional "Ciência e Tiflologia: a Cegueira em Contexto Científico", organizado pelo CPTEI-FNSE-ULHT-ONGD Causa Maior, dias 15-17 de junho de 2021.

 

17 - Um Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia

 

Valências/Variáveis Tiflocientíficas

1ª - O Háptico-Percetivo-Multissensorial:

Competência e precisão na apreensão tátil, intelectossocial e contextual/situacional ambiental/social, ciensibilidade.

2ª - O Somatossensorial e-Cinestésico:

Competência ecolocalizacional, espacial e distal, contextual e situacional que temos e que podemos cultivar mais por impulso da ausência da visão anatómica.

 3ª - O Ecolocalizacional-Tiflopercecional-Locomocional (Orientação e Mobilidade):

Competência inata que todos temos para nos contextualizarmos e situarmos ecoacusticamente, também derivada dos chamados sentidos ‘ósseo', ‘visceral' ‘álgico' e ‘sentido de orientação magnética’, principalmente desenvolvida pelas pessoas cegas, associando-lhes também mais fatores de ordem acústica, térmica, biomecânica, ou de outra


natureza sensorial e de movimentação, estando tudo isto mais reforçado ainda neste momento pela tecnologia GPS e Internet, podendo as pessoas com deficiência visual viajar, explorar e conhecer com independência e autonomia novos lugares, acedendo à informação em tempo real sobre o percurso que estão a fazer, com orientações para se dirigirem com segurança e mais rapidamente ao local que pretendem.

4ª - O Multissensorial-Ergoeducomunicacional:

Capacidades e competências que todos possuímos para ultrapassar dificuldades de ordem ergonomicamente desorganizadas, mas que as pessoas cegas facilmente ganham e exercitam, socorrendo-se de adequadas metodologias estratégicas de ensino/aprendizagem, por força de prementes e específicas necessidades educativas e formativas para saberem organizar o por vezes caos infocomunicacional, situacional e contextual em que porventura se possam encontrar.

 

18 - Um Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia

 

5ª - O Cognitivo-Sociocognitivo:

Capacidade e competência dialógica/infocomunicacional interpessoal que a pessoa cega desenvolve para adquirir, cultivar e exercitar a sua utensilagem mental tão ampla e aprofundada quanto lhe seja possível no seu conhecimento e saber, relacionamento e interação com outras pessoas e ambientes, contextos e circunstancialismos.

6ª - O Infocomunicacional-Sociocomunicacional:

Faculdades capacitantes que possuímos para, na ausência da visão anatómica, desenvolvermos e refinarmos naturalmente os quatro sistemas sensoriais que restam, entrosados nos igualmente desenvolvidos 55 sentidos trabalhados e catalogados por Christopher Currell.

 7ª - O Pedagógico Socioeducomunicacional-Intelectual-Cultural:

O específico e rigoroso desenvolvimento educativo em equidade, individual e socializante, biopsicossocial, intelecto espiritual e humano da pessoa cega (de etiologia congénita ou adquirida em tenra idade), trabalho que tem de ser devida e cuidadosamente iniciado, proficientemente orientado e acompanhado desde o berço ou imediatamente a seguir à privação dessa modalidade sensorial, podendo a pessoa cega desenvolver-se em analogia relativa com a pessoa normovisual.

Este conjunto de sete valências tiflocientíficas, entrosadas umas nas outras, insere-se num itinerário vagaroso e prolongado pelo cada vez mais estudado e aprofundado questionamento a curiosidades e respostas obtidas, desde a sua essência caótica, e simples no senso comum, até ao mais complexo e sofisticado contexto de hipóteses para equacionar, no sentido de se encontrar o melhor saber para melhores e testadas soluções, podemos demonstrá-las na fórmula "Tiflologia ? Tiflociência ? Ciência Humana e Social", alargando e aprofundando cientificamente o conceito de Tiflologia (no neologismo Tiflociência, nele intrinsecando a interocepção, a exteropceção e a propriocepção), enquadrando e fundindo a sua especificidade disciplinar na interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade,


nesta coevolução envolvendo, designadamente, contributos da Biologia, Antropologia, Psicologia, Psicomotricidade, Psicofisiologia, Física, Engenharia da Reabilitação, Neurociências e Inteligência Artificial, bem como de outros domínios científicos que vierem a justificar-se integrar nesta senda científica, humana e social.

 

19 - Um Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia

 

A nossa humildade, sentida e refletida preleção, não é só propriamente a abordagem de um itinerário de vida, teórico-empírico e académico-científico, mas também, e sobretudo, uma constatada conclusão desse difícil, atribulado, apaixonado e feliz percurso, passando por algumas evocações e recomendações háptico-multissensoriais e tiflocientíficas, essencialmente ao nível da pedagogia/didática socioeducomunicacional equitativa, em que a convivialidade e a cultura aconteçam e possam prosseguir, com naturalidade, nos seguintes dialógicos segmentos sociais, entre si, a começarem a aceitar-se mutuamente numa cultura da solidariedade em equidade e na partilha, numa dimensão e perspetiva impregnada do intercultural, pluriétnico e multicultural:

- Entre professor e aluno, binómio socio educativo que temos integrado desde 1985, orientando, mediando e promovendo criatividade e capacidade crítica nos estudantes, procurando saber persuadir (persuadere), ensinar (dosser), agradar (delectar) e comover (mover), desta forma os incentivando em alegria e consciência na sua ampliação e sucessiva transformação e aprofundamento da sua cognição e competência, ensinando-os a aprender a aprender e a aprender a ensinar a ensinar;

- Entre cidadãos (no contexto da envolvência da efetiva unidade da relação interlocutiva em que temos vindo a permanecer ativos);

- Entre toda a gente em todo o lado e ao mesmo tempo (caminho que temos procurado abrir e desbravar na valorização da diversidade na promoção da equidade, cientes de que a diversidade cultural é tão imprescindível à humanidade como a biodiversidade à natureza);

- Entre os povos dos quatro cantos do mundo (realidade/utopia à luz da diversidade assistemática, por ainda não considerarmos estar a ser trabalhada em rigor, mas que cremos ser possível).

  

20 - Um Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia

 

Neste sentido, considerando a imensa variedade e dispersão morfológica humana e ajustada caracterização em hábitos e costumes ao seu diversificado e apropriado ‘mundo da vida' no universo global em que todos estamos e ao qual pertencemos, impõe-se um compromisso holístico de obrigação e dever de contribuir para a sua melhoria contínua, independentemente:

- Das mais variadas proveniências/origens sociais e geográficas e/ou nacionalidades, de cada um;

- Dos diferentes níveis etários e de cognição, de cada um;

- Dos credos e confissões ou religiosidade, de cada um;

- Das diferenças físicas, sensoriais, sensoriomotores e sensoriocognitivos, sociocomunicacionais e sociocognitivos, neuro motoras, das também desvantagens originadas pelas mais diversificadas doenças raras e tantas outras, de cada um.

 

21 - Um Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia

 

Há que sentir e saber ensinar a ensinar e aprender a aprender a pensar, a entender a premente necessidade e a agregadora virtude humana de nos aproximarmos uns dos outros, intervindo, vestindo e praticando em missão uma mistura de teorias comunicativas em que se alicerça a coevolução e aprofundamento da nossa necessidade inata (o relacionarmo-nos e o interagirmos), em cujo desenvolvimento acontece a socialização, a educação e a comunicação, em sistematização, teorização, puro raciocínio, questionamento e cientificidade, processo dialógico em que intervêm interactivamente valências/variáveis sociológicas, educativas e comunicativas, desde o nascimento e ao longo da vida, o que nos tem ajudado a neologismar este entrecruzamento epistemológico no fenómeno ou conceito a que chamamos socioeducomunicação.

 

Mestrado em Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio, fundado pela ULHT, no âmbito do DCC/ECATI, aprovado em 2005 e que funcionou de 2006 a 2019, cabendo aqui anotar as dissertações defendidas (e com as classificações entre 16 e 19 valores), por ordem cronológica decrescente:

 

22 - Um Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia

 

. 2019 - "A Biblioteca Pública e o Conhecimento Universal: Elementos para um Estudo e Implementação de Competências Biblioinclusivas" (sob a Orientação científica de José A. Bragança de Miranda e defendida em 2019 por Maria de Lurdes Ribeiro Fernandes Guerreiro),

. "O Canal Parlamento Português como Agente Socializador Político das Pessoas Surdas (sob a Orientação científica de Augusto Deodato Guerreiro e defendida em 2019 por Alexandra Paula Domingos Ramos),

. "Em que Medida a Comissão para o Reconhecimento e Proteção da Língua Gestual Portuguesa Contribuiu para a Afirmação da Cultura Surda em Portugal" (sob a Orientação científica de Augusto Deodato Guerreiro e defendida em 2019 por Ana Cristina Caetano dos Reis),

. "Inteligências Múltiplas: Estratégias Comunicacionais para uma Gestão Inclusiva em Sala de Aula (sob a Orientação científica de Jorge de Melo Serrano e defendida em 2019 por Maria Fernanda Trigo Marcelino),

. 2018 - "Conhecimento sobre Comunicação Aumentativa e Alternativa (CCA) e Atitudes de Crianças e seus Cuidadores para com Crianças Utilizadoras de CAA" (sob a Orientação científica de Catarina Lopes Brás de Ataíde Ramos e defendida em 2018 por Mara Duarte Ramos),

. 2016 - "A Importância do Judo Adaptado no Desenvolvimento Sócio-Comunicacional e Psicomotor da Pessoa com Défice Visual: Estudo Exploratório" (sob a Orientação científica de Augusto Deodato Guerreiro e defendida em 2016 por Vera Lúcia da Conceição Pradiante),

. "Intérprete de Língua Gestual Portuguesa: Um Caminho para a História da Acessibilidade Comunicativa (sob a Orientação científica de Augusto Deodato Guerreiro e defendida em 2016 por Elsa Catarina Cordeiro da Silva),

. "Todos à Procura de um Caminho: Acessibilidades e Usabilidade da Cidade para Deficientes Visuais (sob a Orientação científica de Manuel da Costa Leite e defendida em 2016 por Susana Albertina Juzarte Costa),

 

23 - Um Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia

 

. 2015 - "C-Braille: Representação das Cores CMYK para Braille: Estudo para a Criação de uma Norma para Aplicação na Deficiência Visual" (sob a Orientação científica de Manuel da Costa Leite e defendida em 2015 por Mariana Grilo Caetano da Silva),

. "Construção do DVD DIELPA e Avaliação do Grau de Satisfação dos Utilizadores: Parte I - Compreensão" (sob a Orientação científica de Francisco Ramos Leitão e defendida em 2015 por Ana Mafalda Fernandes),

. "Construção do DVD DIELPA e Avaliação do Grau de Satisfação dos Utilizadores: Parte II - Expressão Verbal" (sob a Orientação científica de Francisco Ramos Leitão e defendida em 2015 por Marta Filipa Prates dos Reis),

. "As Conversas Informais no Desenvolvimento Humano através dos Sistemas de Comunicação Alternativa: Para um Estudo Preliminar dos seus Fundamentos


Comunicacionais", escrita em português e inglês (sob a Orientação científica de Augusto Deodato Guerreiro e defendida em 2015 por Raquel Lourenço António),

. "Qualidade de Vida dos Cuidadores de Crianças com Multideficiência: Estudo Comparativo" (sob a Orientação científica de Augusto Deodato Guerreiro e defendida em 2015 por Ana Rita da Cruz Cardoso Rosa),

. "Qualidade de Vida dos Cuidadores de Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo: Estudo Comparativo" (sob a Orientação científica de Augusto Deodato Guerreiro e defendida em 2015 por Fedra Sofia Coelho),

. 2014 - "A Coesão Funcional e Interventiva do Trinómio Equipas-Materiais-Grupo de Crianças no Sucesso da Estimulação Precoce das Crianças com Deficiência para a sua Inclusão Escolar" (sob a Orientação científica de Augusto Deodato Guerreiro e defendida em 2014 por Joana Pelicano),

. "A Comunicação na Televisão para Crianças Surdas através da Legendagem" (sob a Orientação científica de Francisco Ramos Leitão e defendida em 2014 por Shaiza Sadrudin Jethá, surda),

 

24 - Um Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia

 

. 2013 - "Aquisição e Desenvolvimento da Leitura e Escrita em Crianças Surdas" (sob a Orientação científica de Francisco Ramos Leitão e defendida em 2013 por Inês Filipa Tomás Duarte),

. "Gestuar a História: Terminologia Específica e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa" (sob a Orientação científica de Augusto Deodato Guerreiro e defendida em 2013 por Cláudia Sofia Carvalho Valadares),

. "A Inclusão da Comunidade Surda na Escola e na Sociedade: Estudo Exploratório na Atualidade" (sob a Orientação científica de Augusto Deodato Guerreiro e Andreia Vale e defendida em 2013 por Sílvia Manuela Cunha Rodrigues, surda),

. "A Letra e o Gesto: Estruturas Linguísticas em Língua Gestual Portuguesa e Língua Portuguesa" (sob a Orientação científica de Augusto Deodato Guerreiro e defendida em 2013 por Tânia Margarida Marques de Mendonça Martins),

 

25 - Um Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia

 

. 2012 - "A Criança Cega no Ensino Básico num Processo Inclusivo de Aquisição de Competências Pessoais e Sociais: Estruturar e Potenciar um Ambiente Pessoal de Aprendizagem e Promover as Inerentes Relação Interpessoal e a Cooperação Comunicativa de Espaços Virtuais com e para a Criança Cega" (sob a Orientação


científica de Augusto Deodato Guerreiro e defendida em 2012 por Luísa Maria Pires Miguel),

. "Olhos que Ouvem... Mãos que Falam: Proposta de um Guia Didático de Língua Gestual Portuguesa para Alunos Ouvintes" (sob a Orientação científica de Jorge de Melo Serrano e defendida em 2012 por Gabriela Cristina Ribeiro Silva),

. 2011 - "A Qualidade de Vida na População Idosa do Concelho da Sertã: Estudo Exploratório" (sob a Orientação científica de Jorge de Melo Serrano e defendida em 2011 por Susana Isabel Antunes Chamusca da Cunha e Santos),

. 2010 - "Dialetos Gestuais em Portugal" (sob a Orientação científica de Manuel da Costa Leite e Mariana Sousa Martins e defendida em 2010 por Maria de Lurdes da Graça Gonçalves, surda),

. "A Interacção Familiar e o Desenvolvimento da Criança com Problemas Visuais: Os Pais como Instrumento Promotor do Desenvolvimento Saudável da Criança e da Qualidade de Vida Familiar (da Gestação aos 10 Anos de Idade)" (sob a Orientação científica de Augusto Deodato Guerreiro e defendida em 2010 por Aquilino Eurico Lopes Rodrigues),

. "Necessidades Educativas Especiais e Qualidade de Vida: Estudo Exploratório no Âmbito da Deficiência Motora" (sob a Orientação científica de Jorge de Melo Serrano e defendida em 2010 por Ana Cristina Barata Alcaçarenho Rosa),

 

26 - Um Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia

 

. "A Pessoa Cega e a Acomodação/Apatia, no Acesso Presencial à Informação e Cultura, em Portugal e no Espaço Europeu" (sob a Orientação científica de Augusto Deodato Guerreiro e defendida em 2010 por Cristina Maria de Sousa e Menezes Matias),

. "A Qualidade de Vida de Adolescentes com Cegueira Congénita ou Precoce em Portugal: Implicações na Construção da Personalidade e da Vida Adulta" (sob a Orientação científica de António Rebelo e defendida em 2010 por Nuno Filipe da Silva Marques, cego),

. "Qualidade de Vida Infantil e Deficiência Auditiva: Estudo Exploratório" (sob a Orientação científica de Jorge de Melo Serrano e defendida em 2010 por Débora Maria Palma Pereira Padescas),

. "Signwriting: um Sistema de Escrita das Línguas Gestuais - Aplicação à Língua Gestual Portuguesa" (sob a Orientação científica de Jorge de Melo Serrano e Isabel Correia e defendida em 2010 por Rafaela Cota da Silva),

. "O Uso das Tecnologias de Apoio à Comunicação Aumentativa e Alternativa no Desenvolvimento das Competências Comunicativas numa Criança com Problemas Neuromotores" (sob a Orientação científica de Jorge de Melo Serrano e defendida em 2010 por Maria Manuela Gomes Pereira Martins),

 

27 - Um Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia

 

. 2009 - "O Bebé Cego no Primeiro Ano de Vida: Intervenção Precoce no Desenvolvimento Sensorial e Cognitivo e na Sociocomunicabilidade" (sob a Orientação científica de Augusto Deodato Guerreiro e defendida em 2009 por Maria Manuela Varela Pereira Cardoso),

. "O Impacto da Comunicabilidade da Pessoa com Afasia na sua Participação: um Mundo para Além das Palavras" (sob a Orientação científica de Augusto Deodato Guerreiro e defendida em 2009 por Catarina Lopes Brás de Ataíde Ramos),

. 2008 - "O Papel da Comunicação como Suporte à Gestão da Qualidade em Organizações Prestadoras de Serviços" (sob a Orientação científica de Augusto Deodato Guerreiro e Damasceno Dias e Defendida em 2008 por Sónia de Jesus Pais Ramos).

 

No âmbito do Mestrado em Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio e decorrentes iniciativas, também tem vindo a realizar-se anualmente o Seminário Nacional (já internacional/CPLP, cujos Programas se encontram na ECATI/ULusófona), intentando-se colmatar lacunas nos domínios da comunicação aumentativa e alternativa, tecnologias e produtos de apoio, metodologias estratégicas e técnicas de acessibilidade e usabilidade para a inclusão educomunicacional escolar e social, em equidade e cidadania, num equitativo processo didático/pedagógico socioeducomunicacional, intelectual, tecnológico e cultural, nos diversos equipamentos/espaços e ambientes culturais, desde 2009 (14 eventos), conforme o expresso a seguir (slides 28 e 29), por ordem cronológica decrescente.

 

28 - Um Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia

 

Em 2022 - XIV Seminário Nacional (V Internacional) "Pedagogia/Didática Socioeducomunicacional e Tecnológica: Equidade no Ensino/Aprendizagem de Estudantes Cegos e Normovisuais" (do qual resultou, subordinado ao mesmo tema, um Livro de Atas, a publicar pelas Edições Universitárias Lusófonas), organizado e realizado na Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa, presencial e via Zoom/Streaming;

Em 2021 - XIII Seminário Nacional (IV Internacional) "Pedagogia Educomunicacional Inclusiva no Ensino/Aprendizagem da Matemática a Alunos Cegos e Normovisuais" (do qual resultou, subordinado ao mesmo tema, um Livro de Atas, publicado pelas Edições Universitárias Lusófonas), organizado e realizado na ULHT no dia 9 de dezembro, presencial e via Zoom/Streaming;

Em 2020 - XII Seminário Nacional (III Internacional por se estender à CPLP) "Educomunicação Parento-Filial Inclusiva: Ciência, Cultura e Cidadania" (do qual resultou, subordinado ao mesmo tema, um Livro de Atas, publicado pelas Edições Universitárias Lusófonas), organizado e realizado na ULHT no dia 26 de novembro, via Zoom/Streaming;

Em 2019 - XI Seminário Nacional (II Internacional) / MCATA-DCC-CICANT/ECATI-ULHT "Musicografia Braille e Equidade na CPLP" (do qual resultou, subordinado ao mesmo tema, um Livro de Atas, publicado pelas Edições Universitárias Lusófonas), organizado e realizado na ULHT nos dias 28 e 29 de junho, presencialmente e via Zoom/Streaming;

Em 2018 - X Seminário Nacional / MCATA-DCC-ECATI-ULHT "Literacias, Tecnologia e Inclusão", organizado e realizado na ULHT no dia 7 de junho, com registo de som e imagem;

Em 2017 - IX Seminário Nacional (I Internacional) / MCATA-DCC-ECATI-ULHT / CPLP "As Pessoas Cegas e com Baixa Visão na CPLP: Educomunicação Inclusiva em Intervenção Precoce, Vida e Empregabilidade, Desafios e Propostas no Século XXI", organizado e realizado na ULHT nos dias 1, 2 e 3 de junho, com registo de som e imagem;

 

29 - Um Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia

 

Em 2016 - VIII Seminário Nacional "Literacias Inclusivas e Tecnologias de Apoio: Impacto Educomunicacional no Direito à Participação Social e Qualidade de Vida das Pessoas com Deficiência", organizado e realizado na ULHT no dia 16 de abril;

Em 2015 - VII Seminário Nacional "Comunicação Inclusiva em Intervenção Precoce na Infância: Desafios e Propostas" (do qual resultou um Livro de Atas subordinado ao mesmo título, publicado pelas Edições Universitárias Lusófonas e com o apoio do CICANT), organizado e realizado na ULHT no dia 18 de abril;

Em 2014 - Vi Seminário Nacional "Educomunicação e Cultura Inclusivas", organizado e realizado na ULHT nos dias 27 e 28 de junho;

Em 2013 - V Seminário Nacional "Especificidades Comunicacionais na Educomunicação no Século XXI: Relacionamento e Interação no Desenvolvimento Humano Inclusivo", organizado e realizado na ULHT nos dias 14 e 15 de junho;

Em 2012 - IV Seminário Nacional "Comunicação e Cultura no Desenvolvimento Humano: Teorias e Boas Práticas Inclusivas", organizado e realizado na ULHT nos dias 15 e 16 de julho;

Em 2011 - III Seminário Nacional "Comunicação e Educação Inclusivas: Metodologias e Estratégias", organizado e realizado na ULHT no dia 2 de junho;

Em 2010 - II Seminário Nacional "Comunicação, Inclusão e Qualidade de Vida: Desafios e Propostas", organizado e realizado na ULHT no dia 24 de junho;

Em 2009 - I Seminário Nacional "Capacidade para Comunicar e Interagir: Um Novo Paradigma para o Direito à Participação Social das Pessoas com Deficiência", organizado e realizado na ULHT no dia 11 de julho, de cujos trabalhos resultou a publicação, pelas Edições Universitárias Lusófonas da ULHT, do livro Comunicar e Interagir: Um Novo Paradigma para o Direito à Participação Social das Pessoas com Deficiência, nele reunindo os investigadores que mais trabalho têm realizado na área em Portugal.

 

30 - Um Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia

 

Pós-Doutoramentos em Ciências da Comunicação, na Especialidade Equidade Pedagógico-Didática Socioeducomunicacional, Intelectual, Tecnológica e Cultural, sob a nossa direção/orientação científica:

Em 2021-2022: "Influência da Pedagogia Socioeducomunicacional e das Associadas Novas Tecnologias na Criatividade e Inovação de Ideias Equitativas como Resposta aos Desafios da Sustentabilidade no Ensino/Aprendizagem", de Suely Fagundes Jácome, em Inglaterra (concluído em julho de 2022 com a Classificação Distinção e Louvor).

Em 2020-2021: "Didática da Matemática Elementar para a Criança Cega e Normovisual: Estruturação Metodológica e Científica no Plano Pedagógico Educomunicacional em Equidade", de Carlota Alexandra da Conceição Brazileiro (concluído em junho de 2021 com a Classificação Distinção e Louvor).

Em 2019-2020: "Educomunicação Parental: Fator de Satisfação e Sucesso Escolar Inclusivo nos Adolescentes", de Zélia Leandro Sequeira Belo Torres (concluído em junho de 2020 com a Classificação Distinção e Louvor).

Em 2018-2019: "Educomunicação Musical: Plataforma Digital Musibraille na CPLP", de Dolores Tomé, projeto científico no CICANT/ULHT em articulação com a UFRJ, UFRN, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Moçambique, desde agosto de 2018 (concluído em julho de 2019 com a Classificação Distinção e Louvor).

 

31 - Um Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia

 

"A ausência de uma didática interdisciplinar centrada na Ética Socioeducomunicacional e Cidadania, e em específicos conteúdos programáticos adequados aos diferentes níveis etários e de conhecimento, como obrigatória conduta de ensino/aprendizagem humana em dignidade e


desenvolvimento desde o berço até à formação profissional e/ou superior/universitária e emprego, tem contribuído para a progressiva instauração da perversa desordem ética e cívica (desarranjos intelectuais e psíquicos, morais e espirituais) numa grande generalidade do ser humano." (Guerreiro, 2022, reflexão nº 50).

 

"Equidade social e humana é equilíbrio a todos os níveis, como por exemplo biopsicossocial e mental, ético e cívico, moral e espiritual, promocional em meta-socioeducomunicação e justiça social, num horizonte humano em que as reciprocidades em solidariedade e partilha deverão acontecer com naturalidade na mútua compreensão e aceitação uns dos outros, essencialmente por intermédio de meios sociocomunicacionais que a espontaneidade relacional e interativa possa tornar comuns.

Vamos olhar para os outros assim, procurando ajudá-los assim, para também nos podermos olhar e ajudarmo-nos assim."

(Guerreiro, 2020, reflexão nº 83).

 

32 - Um Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia

 

Ser professor é saber ensinar a aprender a aprender; também é ensinar a aprender a ensinar; é ser pedagogo, orientador e mediador; é ser preciso e exigente na arte de sugerir, suscitar e promover curiosidades cognitivas e sociocognitivas no relacionamento e interação em equidade, sorrindo com humildade, humor e prudência feliz aos resultados obtidos, independentemente do seu nível de qualificação (excelente, suficiente ou sofrível); é ser problematizante positivo em proficuidade no fomento de ideias e resiliente no nível de recolha do desejável feedback dos interlocutores, equacionado e refletido no equilíbrio pedagógico-didático entre a autoridade e a permissividade na elegância de permanecer insaciável e incutir essa auto insatisfação nos alunos, partilhando e semeando conhecimento, fazendo germinar saber, e colhendo ideais e intercompreensão nessa insaciabilidade cognitiva; é ser missionário catequista socioeducomunicacional, intelectual e cultural, incentivando e iluminando o desenvolvimento biopsicossocial e intelecto espiritual dos estudantes, levando-os a descobrir sucessivas e abrangentes etapas para explorarem e prosseguirem a pesquisa e investigação no caminho da humanização da vida e do mundo global, com sólida dignidade e cultura da equidade em direitos e oportunidades, socialização e educação solidárias, justiça social e qualidade de vida para todos, universalizando a partilha e a mútua aceitação uns dos outros, unindo-nos nas diferenças para destruir o preconceito, que sempre tem sido e gerado, e continua a ser e a exponenciar mais preconceitos em cima do conceito de deficiência, sendo mais preconceito do que a própria deficiência em si, sendo o preconceito a mais viva e martirizante deficiência, aparentemente indestronável na sombria erosão da mobilização de


sinergias positivas e de vontades invictas na cultura da igualdade num sentido tão holístico e humanamente natural quanto a nossa imaginação possa alcançar.

    

33 - Um Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia

 

"Para vivermos e convivermos em conforto humano e social, em dignidade e cidadania, inclusive num contexto filosófico KAIZEN (sempre mudando para melhor), Deus deu-nos a indissociável soma fisicobiopsicossocial e humana de duas primícias em valências fenomenológicas estruturantes, que nos constituem e nos são vitais no desenvolvimento da nossa necessidade inata e na determinação e ação do nosso comportamento interpessoal e espiritual: a competência capacitante empírica e intelecto espiritual para nos entendermos civicamente e dignificarmos a existência e o corpo fisicobiopsicossocial para deliciarmos a alma na grata e harmoniosa dimensão daquela competência." (Guerreiro, 2022, reflexão nº 224).

 

34 - Um Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia

 

A lógica da vida valida-nos num determinado prazo etário cronológico e não no do auge de um estado biopsicossocial e cognitivo de fecunda reflexão e consequente produção de pensamento, aqui emergindo o idadismo como preconceito altamente daninho e rotulativo.

No entanto, e sem alternativa, sendo sempre o princípio e o fim de tudo idênticos em causa e consequência, é a por vezes injusta e depreciativamente apelidada "peste grisalha" que se sucede intergeracionalmente nos seus progressivos e indispensáveis contributos para a sólida coevolução epistemológica e vital do mundo.

Portanto, a jubilação nem sempre significa términus ou prenúncio de cansaço intelectual, incapacidade e incompetência cognitiva e científica para continuar a semear e a prosperar, mas sim força emérita de pensamento aprofundado para partilhar e exponenciar a continuação da sua sementeira, adubando-a com a fertilidade da dignidade e do progresso, fazendo-a germinar e frutificar fecúndia e gratidão à vida, como justa homenagem permanente a esse Dom (que foi entregue a cada um de nós para sabermos gerir e rentabilizar em empreendedorismo humano para a equidade social e qualidade de vida para todos), a Vida.

 Infelizmente, a avidez, o oportunismo e a ociosidade passeiam-se de mãos dadas neste mundo que sofre a mais ignóbil e terrível das doenças: a carência dos grandes valores humanos na educação e justiça social, na partilha em equidade e humanização da vida.

 

35 - Um Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia

 

"Enquanto a nossa saúde intelectual e psíquica, espiritual e cívica, no-lo permitir e suscitar, colorindo-nos com a competência e os aromas do amor e a humanizante policromia consensual da interculturalidade e intercompreensão entre as pessoas, instituições, povos e países, nunca podemos parar de contribuir para a coevolução epistémica no desenvolvimento humano e progresso no mundo. Antes nos temos de manter prementes nessa dimensão e perspetiva, constituindo a nossa atuação também um reconhecimento incentivador ao permanecermos intelectualmente ativos no fomentar e no promover investigação e desenvolvimento nas áreas interdisciplinares específicas do nosso interesse científico e investimento cognitivo preferencial e de aposta, aferindo, testando, validando e aplicando os resultados obtidos na evolução humana e no progresso do mundo global.

 E só temos de persistir neste itinerário em constatada convicção na expressão polinomial Socialização?Educação?Pedagogia?Comunicação?Cidadania, que origina o abrangente neologismo socioeducomunicação, em que a didática/pedagogia equitativa possa assumir uma função esclarecedora e sem equívocos no relacionamento e interação entre pessoas das mais variadas proveniências sociais e de diferentes níveis etários e de cognição, capacidades e competências, podendo o polinómio supra equacionar-se na seguinte formulação teórico/empírica:

 

36 - Um Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia

 

Socialização?Didática/Pedagogia?Educação?Cultura?Comunicação/TEIC?Equidade?Dignidade?Humanização?Amor?Luz/Cidadania, cujo desenvolvimento humano em amor e luminosidade e progresso em dignidade e cidadania no mundo global poderá, com naturalidade, ir acontecendo num processo didático pedagógico socioeducomunicacional equitativo, devidamente ponderado, verificado e confirmado, ajustado e aplicado, conforme a análise e interpretação da representação gráfica em elipse cognitiva infra (design de Samuel Deodato Fernandes Guerreiro e reflexão nº 223 de Augusto Deodato Guerreiro, 2022)

 

37 - Um Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia

 

A representação gráfica da elipse.

 

38 - Um Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia

 

Por muito trabalho intenso de pesquisa e investigação que possamos concretizar, ficaremos sempre aquém do alcançável no horizonte cognitivo final que pretendemos atingir.

Mas também (como cristão), profundamente animados pela fé e pela esperança, as vicissitudes mais martirizantes e complexas têm sido vencidas com a persistência na ousada elegância às vezes na eufemística forma de atuar e de esclarecer, mas também no claro dinamismo e resiliência que emerge da força do sentir, do pensar e do fazer acontecer.

"Nada se consegue no mundo sem ser pela esperança" (Martin Luther King, Jr.).

 

39 - Um Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia

 

E nunca nos podemos desviar do hipotético e do questionamento, continuando a perguntarmo-nos:

Chegamos? Não chegamos?

Haja ou não haja frutos

Pelo sonho é que vamos.

Basta a fé no que teremos.

Basta a esperança naquilo que talvez não teremos.

Basta que a alma demos,

Com a mesma alegria,

Ao que desconhecemos

E ao que é do dia-a-dia.

Chegamos? Não chegamos?

- Partimos. Vamos. Sonhamos. 

(Sebastião da Gama).

 

40 - Um Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia

 

Portas abertas/sugestões, nesta breve preleção, para o alargamento e aplicação da equidade social através do sentir, do pensar e do atuar pedagógico-didático e socioeducomunicacional, intelectual e cultural, infocomunicacional/infocominclusão:

. Alargamento adequado e equitativo (também em acessibilidade/usabilidade logotécnica no campo dos media e ajustado acompanhamento das transformações políticas, sociais e culturais) das teorias da infocomunicação à equidade infocomunicacional interpessoal imediata (interlocução/comunicação face a face) ou mediatizada tecnologicamente.

. Continuação da pesquisa e investigação, desenvolvimento e testagem, validação e implementação das valências/variáveis tiflocientíficas apresentadas nos slides 15 e 16.

. Criação de um Laboratório de Tiflociência, nele consubstanciando também a função de Observatório na área.

. "Didática da Equidade e Ética Socioeducomunicacional", dimensão pedagógica a iniciar no berço, continuando-a no pré-escolar, escolar e no ensino superior/universitário, assumindo-se como unidade curricular a incluir nos curricula dos diferentes ciclos de estudo, nela entrosando as preocupações enunciadas, avocadas ou emergentes nesta nossa preleção.

 

41 - Um Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia

 

A adoção e uso, desde o nascimento, de uma pedagogia assim especificada e inclusão de uma unidade curricular desta natureza nos curricula sugeridos supra iria semeando na utensilagem mental e cognição dos estudantes a necessidade da ética social, educativa e comunicativa, bem como a necessidade da cultura da equidade na ecologia do saber, conscientizando-os da naturalidade a cultivar na mútua aceitação uns dos outros, que deve ser praticada no relacionamento e interação entre pessoas ditas escorreitas e pessoas com as mais variadas tipologias de desvantagens ou limitações, assim continuando a exorcismar os fantasmas da inclusão/exclusão, valorizando a diversidade e promovendo a equidade.

Esta designação também poderia ser um Ciclo de Estudos, com um tronco científico base e variantes específicas, que pudessem cobrir as carências de especialização nas diferentes tipologias da deficiência, consoante as necessidades escolares/mercado de trabalho. Também poderia funcionar no formato de Curso de Especialização/Pós-Graduação adaptada às diferentes especificidades pedagógicas e socioeducomunicativas, formando especialistas devidamente credibilizados para lidarem com as diferentes tipologias de dificuldades ou limitações de pessoas que necessitam do proficiente acompanhamento ao nível reabilitativo/habilitacional/capacitação/capacitismo.

 

42 - Um Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia

 

É este, muito resumido e com inúmeros cortes, o meu singelo e humilde contributo de vida, sempre em busca da superação de fragilidades, desvantagens e limitações, numa viagem transdisciplinar atribulada e feliz, descobrindo e equacionando hipóteses e fórmulas vitais de coevolução, consumando sucessivas etapas de êxito, numa indómita prospeção de equidade em direitos e oportunidades, dignidade e qualidade de vida para todos os cidadãos, mediante o uso e implementação de metodologias estratégico-equitativas ao nível da didática/pedagogia socioeducomunicacional, intelectual, tecnológica e cultural, eliminando muros invisíveis de que os reais são feitos (Eduardo Lourenço), triunfando e visando a possível felicidade no horizonte felicitante da eutopia de Anselmo Borges.

 

A minha mais profunda gratidão aos lugares/instituições por onde passei, com particular relevância e emoção à minha amada Universidade Lusófona, queridos funcionários desde a mais ínfima base até ao topo mais elevado, colegas e diretores amigos, serviços, Ex.mas Administração, Reitoria e Vice-Reitoria, queridos ex-alunos e atuais, queridos amigos e familiares aqui presentes e online, a todas e a todos, a minha mais viva, emocionante e eterna Gratidão.

 

 

Augusto Deodato Guerreiro

25 de Maio 2023, Universidade Lusófona

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