Caros Amigos e Leitores,
Através do seguinte link têm acesso à minha cerimónia de Jubilação Académica -» https://fb.watch/kP5QVCUUzb/
Por motivos tecnológicos momentâneos não ficaram visíveis os slides da minha apresentação nesta cerimónia, os quais podem consultar aqui:
1 - Um
Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno
Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia
(Lição/Jubilação
na Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa)
Augusto
Deodato Guerreiro
Professor
Catedrático no DCC/ECATI e Investigador no CICANT da Universidade Lusófona
– Centro
Universitário de Lisboa
E-mail
Deodato.guerreiro@ulusofona.pt
Blog: deodatoguerreiro.blogspot.pt
www.tiflologia.pt
2 - Um
Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno
Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia
Evocaremos
com mais e justa relevância, nesta sucinta preleção (que em breve poderá ser
livro), uma especificidade do pioneirismo da Universidade Lusófona, no âmbito
do DCC/CICANT/ECATI, inovação e fecúndia abordada numa equitativa dimensão e
perspetiva de aparente eutopia, numa transdisciplinar e feliz longa caminhada,
valorizando a diversidade e promovendo a equidade, numa emocionante consecução
de êxitos inquestionáveis.
3 - Um
Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno
Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia
A minha mais
profunda e eterna Gratidão à distinta e de renome nacional e internacional
Universidade Lusófona e intrínsecas Sinergias Humanas, Institucionais e Amigas!
Na minha
consciência e na minha razão, no meu coração e na minha alma, numa irresistível
emoção devidamente controlada e camuflada pela minha estrutura intrínseca,
exulta a minha mais profundamente sentida Gratidão, que a Insondabilidade
Universal, nos seus Altíssimos e Santos Desígnios, nos olha e comanda, nos protege
e acolhe, se encarregará de intergeracionalizar, nos contextos da verdade e
liberdade, da humanidade e solidariedade em dignidade e equidade na
socialização e formação cívica, na educação e na cultura, nos direitos e
oportunidades, na qualidade de vida para todos, sem exceções, em cujas esferas
da mundovisão e da cosmovisão, do mundo global e cosmopolita, a proficuidade
dos esforços a todos os níveis, incluindo os diplomáticos na intercompreensão a
âmbito social, económico e político, tanto desejamos alcançar, porque tão
urgente e imprescindível ao digno bem-estar na nossa bela Casa, que é o Planeta
Terra!
4 - Um
Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno
Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia
Colocar aqui
o poema da mula.
5 - Um
Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno
Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia
Equidade =
Epieikeia (grego), termo nascido na Grécia ligado ao Direito, contendo em si a
pretensão de tornar o Direito mais democrático.
Platão foi o
primeiro a preocupar-se com a equidade, seguido de Aristóteles, tendo vindo a
verificar-se a evolução significacional, alargamento e adequabilidade do termo,
ao longo da história até aos nossos dias, tendo nós mesmos já hipotisado um
caminho para a teoria da equidade com enfoque nas diferenças, valorizando a
diversidade na promoção da equidade, em si amalgamando:
Verdade,
liberdade, integridade, isenção, justiça, lisura, honestidade, harmonia,
equivalência, gratidão e igualdade em dignidade, direitos e oportunidades,
qualidade de vida.
Equidade
(por encerrar uma dimensão filológica mais holística e natural) e não Inclusão
(conceito restritivo e impreciso em contexto humanístico e convivencial,
implicitando em si excludência).
6 - Um
Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno
Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia
Utopia =
u+tópos, u=não + tópos=lugar, = um não lugar;
Um não
lugar, mas um ideal que indica o caminho que contraria ou critica a distopia =
dys+tópos, dys=mau + tópos=lugar, = mau lugar;
Independentemente
dos vários tipos de utopia, a utopia nasce como eutopia = eu+tópos,
eu=bom/feliz + tópos=lugar, = lugar bom/felicitante;
Como
Evangelho = eu+angelion = notícia boa, feliz, felicitante.
7 - Um
Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno
Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia
Transdisciplinar
= Percurso pessoal/profissional/académico em diversos domínios de atividade
Músico/compositor, com letra e música registada na SPA desde 1972, Operário
metalúrgico na ex-Fábrica de Máquinas de Escrever MESSA, 1969-1973,
Fisioterapeuta (com estágio no Hospital Curry Cabral em 1970), Poeta/escritor,
sócio da APE desde 1993, Funcionário da Câmara Municipal de Lisboa, 1973-2010,
aí ingressando como Auxiliar de Catalogação e
subindo até
ao topo da Carreira Técnica Superior, como Técnico Superior de Bibliotecas e
Documentação Assessor Principal.
8 - Um
Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno
Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia
Na área
académica e científica, de 1985 a 2000, Docente de Métodos e Técnicas de
Pesquisa da Informação e Diretor da Research and Training Unit in Information
Retrieval (na International University for Third Age – UITI/Lisboa), Docente no
Instituto Jean Piaget de Almada (várias unidades curriculares, incluindo Pedagogia
e Didática para Crianças com Necessidades Educativas Específicas), no ISPA
(Seminário do Braille à Braillologia), na FPCE/UL (Seminário Teorias e Bases
Técnicas da Comunicação).
9 - Um
Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno
Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia
Finalmente,
desde 2000, sobretudo no DCC/ECATI/ULHT (unidades curriculares Semiótica;
Gestão da Comunicação; Metodologias e Técnicas de Pesquisa e Investigação;
Introdução ao Pensamento Contemporâneo; Seminário de Investigação em
Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio; Teorias e Sistemas de
Comunicação: Especificidades Aumentativas e Alternativas; Seminário Aprofundado
em Tifloperceptibilidade e Desenvolvimento Sensorial e Sociocognitivo:
Intervenção Precoce no Contexto Educativo/Formativo; atualmente Regente de
Teorias e Modelos da Comunicação e História dos Meios de Comunicação), nas
áreas das Ciências da Comunicação, da Informação e da Educação, com particular
enfoque na pedagogia/didática equitativa e sempre impulsionado pela vitalidade
epistemológica do fenómeno socioeducomunicacional e cultural, no
desenvolvimento biopsicossocial, intelecto espiritual e humano.
10 - Um
Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno
Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia
"A
fenomenológica e problematizante viagem, com avanços e recuos e sempre
arcoirisada de dignidade e energia irreversível, multissensorialidade e
cognição, que temos vindo a fazer desde a infância, é um fértil e estelar
horizonte iluminado pelo caminho do sol universal da verdade e da vida.
É uma fonte
cívica e de peregrinação intercultural, pluriétnica e multicultural, a jorrar
humildade e prudência, inspiração e utensilagem mental, sabedoria e
empreendedorismo, que nos alerta e coage, em paixão e no dever invicto, a
persistir no empenho e desempenho na prossecução da nossa aposta feliz na
solução de questões que viabilizem a equidade a todos os níveis, muito desejando
que esta empresa vital possa vir a ser intergeracionável na continuação
desta
caminhada profícua e, com as peças sinérgicas da harmonia e da concórdia, na
montagem do infinito mega puzzle que somos."
(Augusto
Deodato Guerreiro, Almada: 30.04.2023).
"O
polinómio socioeducomunicacional, sociocognitivo e socio afetivo
«Família-Comunidade-Escola-Sociedade-Estado», fundamentando-se e
fortalecendo-se, desenvolvendo-se e multiplicando-se na base da solidez dos
grandes valores humanos, pode contribuir para melhorar o mundo em cidadania,
dignidade e fecúndia, casando, num sentimento civil e canónico, a riqueza da
diversidade com a magnificência da equidade."
(Guerreiro, 2020, reflexão nº 52).
11 - Um
Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno
Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia
"As
mais diversas Teorias da infocomunicação interpessoal e interlocutiva imediata,
ou mediatizada tecnologicamente (estas com particular relevância a partir da
década de 40 do século XX), têm, as primeiras, a sua génese nas mais ancestrais
e diferentes formas de relacionamento e interação, de socialização e educação,
de comunicação e intercompreensão, alargando-se e aprofundando-se desde a
imanência pensante até aos dias de hoje, nessa sequência suscitando a inerente
investigação e desenvolvimento, justificação e utilização em intenções e ações,
que bem se conhecem através dos muitos pensadores e autores que igualmente têm
vindo a aprofundar investigação, a produzir e a atingir fecundos resultados
sobre o assunto.
Porém, o que
tem faltado tem sido a criteriosa análise, interpretação e redimensionamento de
certas Teorias e Modelos infocomunicacionais à luz da cultura da mútua
aceitação uns dos outros e da solidariedade na testagem e validação, na
partilha e aplicação das mesmas, numa progressiva e natural implementação nos
planos sociocomunicacional e sociocognitivo, como doutrinas ético deontológicas
de civismo equitativo num processo holístico de humanização da vida a transformar
mentalidades, pessoas, instituições e o mundo global para todos em cidadania e
equidade em dignidade, direitos e oportunidades, em qualidade de vida. "
GUERREIRO,
Augusto Deodato (2022). Pensamentos: Cronologia II. Almada: EDLARS –
Educomunicação e Vida; reflexão 51.
12 - Um
Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno
Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia
É nesta
articulação sistematizada na fusão dos conceitos de equidade, eutopia e
transdisciplinaridade funcional e de etapas percorridas, sobretudo equitativas
aos níveis pedagógico-didático, cognitivo, sociocognitivo,
socioeducomunicacional, intelectual e cultural, em que nos temos procurado encontrar
na vida e prosseguindo na senda desafiante de caminhos atribulados, mas
apaixonantes na sua consecução e elegância de vencê-los, desde que nos
conhecemos.
O trabalho
que temos realizado na Universidade Lusófona (ou fora dela e em articulação com
ela), sempre com o seu necessário entusiástico incentivo e apoio, é pioneiro do
seu Departamento de Ciências da Comunicação e CICANT/ECATI.
A
insaciabilidade cognitiva e investigativa tem sido o nosso principal
desafio.
"Quem
não tem fome cognitiva vegeta à míngua do saber e na inconsciência do erro. A
não ser que privado de faculdades humanas vitais ou lhe falte a sensatez."
GUERREIRO,
Augusto Deodato (2020). Pensamentos: Cronologia I. Almada: EDLARS –
Educomunicação e Vida; reflexão 49.
13 - Um
Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno
Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia
"O
pedagógico trinómio equitativo Socialização?Educação?Comunicação é uma
interação essencialmente conversacional, em que os interlocutores (e/ou os
dotados de habilidades e potencialidades comunicacionais alternativas) procuram
compreender-se, nivelando léxico e conceitos em reciprocidade para se
sintonizarem na máxima intercompreensão possível.
Não pode
haver interlocução ou comunicação interpessoal eficiente e eficaz, seja através
de que tipologia comunicacional for, entre as pessoas ditas escorreitas e as
com as mais diversificadas desvantagens ou limitações (sensoriocognitivas,
mentais, físicas, ou de qualquer outra natureza), nem entre as pessoas sem
esses condicionalismos deficitários, nem entre as pessoas com esses óbices, sem
que haja, em cada um desses constatados circunstancialismos, a necessária
capacidade e condições de socialização implícita na atuante educação comunicacional
entrosada na comunicação educacional, num tríplice e indissociável processo
socioeducomunicativo, nem que seja recorrendo ao consciente e diligente uso da
competência humana meta-socioeducocunicacional."
(GUERREIRO,
Augusto Deodato, 14.12.2022, Universidade Lusófona).
14 - Um
Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno
Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia
A
Universidade Lusófona, para além de outras áreas em que tem sido
inquestionavelmente pioneira, também tem sido pioneira de excelência em
domínios providenciados no DCC/CICANT/ECATI, como:
Pós-Doutoramentos
em Ciências da Comunicação, na especialidade Equidade Pedagógico-Didática
Socioeducomunicacional e Intelectual, Tecnológica e Cultural, desde 2019, com a
realização de correspondentes corolários científicos na forma de seminários
internacionais, com as comunidades científicas da área;
Cursos de
Formação Especializada em Braille, Audiodescrição e Acessibilidade e
Usabilidade em Web/E-learning, criados em 2016;
Pós-Graduações
em Comunicação Inclusiva em Intervenção Precoce na Infância, Comunicação
Alternativa e Tecnologias de Apoio, Comunicação e Mediação Cultural na Cidade
para Todos, criados em 2015;
Curso de
Formação Especializada em Educação Especial de Alunos Cegos e com Baixa Visão,
PG criada em 2011;
Seminário
Nacional (evento científico anual, sendo já internacional por se estender aos
Países da CPLP no âmbito da comunicação aumentativa e alternativa, tecnologias
e produtos de apoio e das metodologias estratégicas e técnicas de
acessibilidade educomunicacional para a inclusão social em cidadania e
equidade, desde 2009;
Mestrado em
Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio, que funcionou de 2006 até 2019;
Linha de
Investigação em Linguagens Especiais e Novas Tecnologias/CICANT/ECATI/ULHT,
criada em 2003, valência diluída, em termos de designação, nas atuais áreas de
investigação do CICANT.
15 - Um
Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno
Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia
No âmbito da
nossa atividade académica e científica na Universidade Lusófona, em Espanha e
Portugal, tem-nos sido confiada a Direção Científica de Teses de Doutoramento,
assim como a participação em Júris/"Tribunais" como Arguente
Principal, Vogal e Presidente, inclusive tendo sido Presidente de um
Júri"Tribunal" de Doutoramento em Ciências da Educação na
Universidade de Extremadura, no seu polo universitário em Badajoz, cabendo aqui
destacar outro facto assinalável, o de termos sido convidados para dirigir
Teses de Doutoramento na Universidade Complutense de Madrid em 2004, o que
ainda acontece, tendo sido o primeiro estrangeiro a orientar Teses de
Doutoramento naquela Universidade, facto que nos foi comunicado com alegria
naquela data pelo então alto dirigente na Faculdade de Ciências da Informação,
o Professor Doutor Fernandes Sagredo, o que imensamente nos encheu a alma de
júbilo perante a nossa amada ULHT.
É com
profundo orgulho que reiteramos a convicção de que, o que de resto está
publicamente confirmado, abrimos caminhos novos e inovadores na CMLisboa e na
ULHT, sempre incentivados, apoiados e acarinhados na CML e naULusófona, bem
como em outras instituições, em Portugal e lá fora, como também no Brasil, em
afinidade com a Universidade
Lusófona, à
qual, na medida das nossas possibilidades e limitações, nos temos dedicado
academicamente de alma e coração.
16 - Um
Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno
Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia
Portas que
abrimos e em cujas vertentes ou valências, pela primeira vez na história da
tiflologia no mundo, conseguimos, nas pessoas cegas, identificar e elencar,
definir e confirmar na aferição de constatações, a nível pessoal e coletivo, em
que hipotisamos soluções tiflocientíficas que devem merecer ser continuadas em
criteriosa pesquisa e rigorosa investigação e desenvolvimento, porque se nos
apresentam como altamente credíveis e promissoras para, cientificamente, se
poderem confirmar por verificação experimental ou comparativa realidades
empíricas e factuais que são indispensáveis ao sistemático estudo do
desenvolvimento e refinar com precisão a tatilidade e a ciensibilidade, o
háptico-percetivo e multissensorial, o somatossensorial e cinestésico, o
ecolocalizacional e ecoacústico na contextualização ambiental, orientação e
mobilidade, a estruturação fisicobiopsicossocial e desenvolvimental, intelecto
espiritual e humana, sobretudo mediante o exercício e aplicação de
procedimentos e métodos pedagógico-didáticos, num propósito e numa dimensão
holística de equidade socioeducomunicacional, intelectual e cultural em
analogia com o nível de desenvolvimento das pessoas normovisuais, impondo-se a
premente criação de um Laboratório de Tiflociência.
Consultar site www.tiflologia.pt, sobretudo o
1º Congresso Internacional "Ciência e Tiflologia: a Cegueira em Contexto
Científico", organizado pelo CPTEI-FNSE-ULHT-ONGD Causa Maior, dias 15-17
de junho de 2021.
17 - Um
Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno
Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia
Valências/Variáveis
Tiflocientíficas
1ª - O
Háptico-Percetivo-Multissensorial:
Competência
e precisão na apreensão tátil, intelectossocial e contextual/situacional
ambiental/social, ciensibilidade.
2ª - O
Somatossensorial e-Cinestésico:
Competência
ecolocalizacional, espacial e distal, contextual e situacional que temos e que
podemos cultivar mais por impulso da ausência da visão anatómica.
3ª - O
Ecolocalizacional-Tiflopercecional-Locomocional (Orientação e Mobilidade):
Competência
inata que todos temos para nos contextualizarmos e situarmos ecoacusticamente,
também derivada dos chamados sentidos ‘ósseo', ‘visceral' ‘álgico' e ‘sentido
de orientação magnética’, principalmente desenvolvida pelas pessoas cegas,
associando-lhes também mais fatores de ordem acústica, térmica, biomecânica, ou
de outra
natureza
sensorial e de movimentação, estando tudo isto mais reforçado ainda neste
momento pela tecnologia GPS e Internet, podendo as pessoas com deficiência
visual viajar, explorar e conhecer com independência e autonomia novos lugares,
acedendo à informação em tempo real sobre o percurso que estão a fazer, com
orientações para se dirigirem com segurança e mais rapidamente ao local que
pretendem.
4ª - O
Multissensorial-Ergoeducomunicacional:
Capacidades
e competências que todos possuímos para ultrapassar dificuldades de ordem
ergonomicamente desorganizadas, mas que as pessoas cegas facilmente ganham e
exercitam, socorrendo-se de adequadas metodologias estratégicas de
ensino/aprendizagem, por força de prementes e específicas necessidades
educativas e formativas para saberem organizar o por vezes caos
infocomunicacional, situacional e contextual em que porventura se possam
encontrar.
18 - Um
Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno
Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia
5ª - O Cognitivo-Sociocognitivo:
Capacidade e
competência dialógica/infocomunicacional interpessoal que a pessoa cega
desenvolve para adquirir, cultivar e exercitar a sua utensilagem mental tão
ampla e aprofundada quanto lhe seja possível no seu conhecimento e saber,
relacionamento e interação com outras pessoas e ambientes, contextos e
circunstancialismos.
6ª - O
Infocomunicacional-Sociocomunicacional:
Faculdades
capacitantes que possuímos para, na ausência da visão anatómica, desenvolvermos
e refinarmos naturalmente os quatro sistemas sensoriais que restam, entrosados
nos igualmente desenvolvidos 55 sentidos trabalhados e catalogados por
Christopher Currell.
7ª - O Pedagógico
Socioeducomunicacional-Intelectual-Cultural:
O específico
e rigoroso desenvolvimento educativo em equidade, individual e socializante,
biopsicossocial, intelecto espiritual e humano da pessoa cega (de etiologia
congénita ou adquirida em tenra idade), trabalho que tem de ser devida e
cuidadosamente iniciado, proficientemente orientado e acompanhado desde o berço
ou imediatamente a seguir à privação dessa modalidade sensorial, podendo a
pessoa cega desenvolver-se em analogia relativa com a pessoa normovisual.
Este
conjunto de sete valências tiflocientíficas, entrosadas umas nas outras,
insere-se num itinerário vagaroso e prolongado pelo cada vez mais estudado e
aprofundado questionamento a curiosidades e respostas obtidas, desde a sua
essência caótica, e simples no senso comum, até ao mais complexo e sofisticado
contexto de hipóteses para equacionar, no sentido de se encontrar o melhor
saber para melhores e testadas soluções, podemos demonstrá-las na fórmula
"Tiflologia ? Tiflociência ? Ciência Humana e Social", alargando e
aprofundando cientificamente o conceito de Tiflologia (no neologismo
Tiflociência, nele intrinsecando a interocepção, a exteropceção e a
propriocepção), enquadrando e fundindo a sua especificidade disciplinar na
interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade,
nesta coevolução
envolvendo, designadamente, contributos da Biologia, Antropologia, Psicologia,
Psicomotricidade, Psicofisiologia, Física, Engenharia da Reabilitação,
Neurociências e Inteligência Artificial, bem como de outros domínios
científicos que vierem a justificar-se integrar nesta senda científica, humana
e social.
19 - Um
Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno
Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia
A nossa
humildade, sentida e refletida preleção, não é só propriamente a abordagem de
um itinerário de vida, teórico-empírico e académico-científico, mas também, e
sobretudo, uma constatada conclusão desse difícil, atribulado, apaixonado e
feliz percurso, passando por algumas evocações e recomendações háptico-multissensoriais
e tiflocientíficas, essencialmente ao nível da pedagogia/didática
socioeducomunicacional equitativa, em que a convivialidade e a cultura
aconteçam e possam prosseguir, com naturalidade, nos seguintes dialógicos
segmentos sociais, entre si, a começarem a aceitar-se mutuamente numa cultura
da solidariedade em equidade e na partilha, numa dimensão e perspetiva
impregnada do intercultural, pluriétnico e multicultural:
- Entre
professor e aluno, binómio socio educativo que temos integrado desde 1985,
orientando, mediando e promovendo criatividade e capacidade crítica nos
estudantes, procurando saber persuadir (persuadere), ensinar (dosser), agradar
(delectar) e comover (mover), desta forma os incentivando em alegria e
consciência na sua ampliação e sucessiva transformação e aprofundamento da sua
cognição e competência, ensinando-os a aprender a aprender e a aprender a
ensinar a ensinar;
- Entre
cidadãos (no contexto da envolvência da efetiva unidade da relação
interlocutiva em que temos vindo a permanecer ativos);
- Entre toda
a gente em todo o lado e ao mesmo tempo (caminho que temos procurado abrir e
desbravar na valorização da diversidade na promoção da equidade, cientes de que
a diversidade cultural é tão imprescindível à humanidade como a biodiversidade
à natureza);
- Entre os
povos dos quatro cantos do mundo (realidade/utopia à luz da diversidade
assistemática, por ainda não considerarmos estar a ser trabalhada em rigor, mas
que cremos ser possível).
20 - Um
Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno
Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia
Neste
sentido, considerando a imensa variedade e dispersão morfológica humana e
ajustada caracterização em hábitos e costumes ao seu diversificado e apropriado
‘mundo da vida' no universo global em que todos estamos e ao qual pertencemos,
impõe-se um compromisso holístico de obrigação e dever de contribuir para a sua
melhoria contínua, independentemente:
- Das mais
variadas proveniências/origens sociais e geográficas e/ou nacionalidades, de
cada um;
- Dos
diferentes níveis etários e de cognição, de cada um;
- Dos credos
e confissões ou religiosidade, de cada um;
- Das
diferenças físicas, sensoriais, sensoriomotores e sensoriocognitivos,
sociocomunicacionais e sociocognitivos, neuro motoras, das também desvantagens
originadas pelas mais diversificadas doenças raras e tantas outras, de cada um.
21 - Um
Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno
Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia
Há que
sentir e saber ensinar a ensinar e aprender a aprender a pensar, a entender a
premente necessidade e a agregadora virtude humana de nos aproximarmos uns dos
outros, intervindo, vestindo e praticando em missão uma mistura de teorias
comunicativas em que se alicerça a coevolução e aprofundamento da nossa
necessidade inata (o relacionarmo-nos e o interagirmos), em cujo
desenvolvimento acontece a socialização, a educação e a comunicação, em
sistematização, teorização, puro raciocínio, questionamento e cientificidade,
processo dialógico em que intervêm interactivamente valências/variáveis
sociológicas, educativas e comunicativas, desde o nascimento e ao longo da
vida, o que nos tem ajudado a neologismar este entrecruzamento epistemológico
no fenómeno ou conceito a que chamamos socioeducomunicação.
Mestrado em
Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio, fundado pela ULHT, no âmbito do
DCC/ECATI, aprovado em 2005 e que funcionou de 2006 a 2019, cabendo aqui anotar
as dissertações defendidas (e com as classificações entre 16 e 19 valores), por
ordem cronológica decrescente:
22 - Um
Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno
Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia
. 2019 -
"A Biblioteca Pública e o Conhecimento Universal: Elementos para um Estudo
e Implementação de Competências Biblioinclusivas" (sob a Orientação
científica de José A. Bragança de Miranda e defendida em 2019 por Maria de
Lurdes Ribeiro Fernandes Guerreiro),
. "O
Canal Parlamento Português como Agente Socializador Político das Pessoas Surdas
(sob a Orientação científica de Augusto Deodato Guerreiro e defendida em 2019
por Alexandra Paula Domingos Ramos),
. "Em
que Medida a Comissão para o Reconhecimento e Proteção da Língua Gestual
Portuguesa Contribuiu para a Afirmação da Cultura Surda em Portugal" (sob
a Orientação científica de Augusto Deodato Guerreiro e defendida em 2019 por
Ana Cristina Caetano dos Reis),
.
"Inteligências Múltiplas: Estratégias Comunicacionais para uma Gestão
Inclusiva em Sala de Aula (sob a Orientação científica de Jorge de Melo Serrano
e defendida em 2019 por Maria Fernanda Trigo Marcelino),
. 2018 -
"Conhecimento sobre Comunicação Aumentativa e Alternativa (CCA) e Atitudes
de Crianças e seus Cuidadores para com Crianças Utilizadoras de CAA" (sob
a Orientação científica de Catarina Lopes Brás de Ataíde Ramos e defendida em
2018 por Mara Duarte Ramos),
. 2016 -
"A Importância do Judo Adaptado no Desenvolvimento Sócio-Comunicacional e
Psicomotor da Pessoa com Défice Visual: Estudo Exploratório" (sob a
Orientação científica de Augusto Deodato Guerreiro e defendida em 2016 por Vera
Lúcia da Conceição Pradiante),
.
"Intérprete de Língua Gestual Portuguesa: Um Caminho para a História da
Acessibilidade Comunicativa (sob a Orientação científica de Augusto Deodato
Guerreiro e defendida em 2016 por Elsa Catarina Cordeiro da Silva),
.
"Todos à Procura de um Caminho: Acessibilidades e Usabilidade da Cidade
para Deficientes Visuais (sob a Orientação científica de Manuel da Costa Leite
e defendida em 2016 por Susana Albertina Juzarte Costa),
23 - Um
Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno
Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia
. 2015 -
"C-Braille: Representação das Cores CMYK para Braille: Estudo para a
Criação de uma Norma para Aplicação na Deficiência Visual" (sob a
Orientação científica de Manuel da Costa Leite e defendida em 2015 por Mariana
Grilo Caetano da Silva),
.
"Construção do DVD DIELPA e Avaliação do Grau de Satisfação dos
Utilizadores: Parte I - Compreensão" (sob a Orientação científica de
Francisco Ramos Leitão e defendida em 2015 por Ana Mafalda Fernandes),
.
"Construção do DVD DIELPA e Avaliação do Grau de Satisfação dos Utilizadores:
Parte II - Expressão Verbal" (sob a Orientação científica de Francisco
Ramos Leitão e defendida em 2015 por Marta Filipa Prates dos Reis),
. "As
Conversas Informais no Desenvolvimento Humano através dos Sistemas de
Comunicação Alternativa: Para um Estudo Preliminar dos seus Fundamentos
Comunicacionais",
escrita em português e inglês (sob a Orientação científica de Augusto Deodato
Guerreiro e defendida em 2015 por Raquel Lourenço António),
.
"Qualidade de Vida dos Cuidadores de Crianças com Multideficiência: Estudo
Comparativo" (sob a Orientação científica de Augusto Deodato Guerreiro e
defendida em 2015 por Ana Rita da Cruz Cardoso Rosa),
.
"Qualidade de Vida dos Cuidadores de Crianças com Perturbação do Espectro
do Autismo: Estudo Comparativo" (sob a Orientação científica de Augusto
Deodato Guerreiro e defendida em 2015 por Fedra Sofia Coelho),
. 2014 -
"A Coesão Funcional e Interventiva do Trinómio Equipas-Materiais-Grupo de
Crianças no Sucesso da Estimulação Precoce das Crianças com Deficiência para a
sua Inclusão Escolar" (sob a Orientação científica de Augusto Deodato
Guerreiro e defendida em 2014 por Joana Pelicano),
. "A
Comunicação na Televisão para Crianças Surdas através da Legendagem" (sob
a Orientação científica de Francisco Ramos Leitão e defendida em 2014 por
Shaiza Sadrudin Jethá, surda),
24 - Um
Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno
Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia
. 2013 -
"Aquisição e Desenvolvimento da Leitura e Escrita em Crianças Surdas"
(sob a Orientação científica de Francisco Ramos Leitão e defendida em 2013 por
Inês Filipa Tomás Duarte),
.
"Gestuar a História: Terminologia Específica e Interpretação em Língua
Gestual Portuguesa" (sob a Orientação científica de Augusto Deodato
Guerreiro e defendida em 2013 por Cláudia Sofia Carvalho Valadares),
. "A
Inclusão da Comunidade Surda na Escola e na Sociedade: Estudo Exploratório na
Atualidade" (sob a Orientação científica de Augusto Deodato Guerreiro e
Andreia Vale e defendida em 2013 por Sílvia Manuela Cunha Rodrigues, surda),
. "A
Letra e o Gesto: Estruturas Linguísticas em Língua Gestual Portuguesa e Língua
Portuguesa" (sob a Orientação científica de Augusto Deodato Guerreiro e
defendida em 2013 por Tânia Margarida Marques de Mendonça Martins),
25 - Um
Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno
Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia
. 2012 -
"A Criança Cega no Ensino Básico num Processo Inclusivo de Aquisição de
Competências Pessoais e Sociais: Estruturar e Potenciar um Ambiente Pessoal de
Aprendizagem e Promover as Inerentes Relação Interpessoal e a Cooperação
Comunicativa de Espaços Virtuais com e para a Criança Cega" (sob a
Orientação
científica
de Augusto Deodato Guerreiro e defendida em 2012 por Luísa Maria Pires Miguel),
.
"Olhos que Ouvem... Mãos que Falam: Proposta de um Guia Didático de Língua
Gestual Portuguesa para Alunos Ouvintes" (sob a Orientação científica de
Jorge de Melo Serrano e defendida em 2012 por Gabriela Cristina Ribeiro Silva),
. 2011 -
"A Qualidade de Vida na População Idosa do Concelho da Sertã: Estudo
Exploratório" (sob a Orientação científica de Jorge de Melo Serrano e
defendida em 2011 por Susana Isabel Antunes Chamusca da Cunha e Santos),
. 2010 -
"Dialetos Gestuais em Portugal" (sob a Orientação científica de
Manuel da Costa Leite e Mariana Sousa Martins e defendida em 2010 por Maria de
Lurdes da Graça Gonçalves, surda),
. "A
Interacção Familiar e o Desenvolvimento da Criança com Problemas Visuais: Os
Pais como Instrumento Promotor do Desenvolvimento Saudável da Criança e da
Qualidade de Vida Familiar (da Gestação aos 10 Anos de Idade)" (sob a
Orientação científica de Augusto Deodato Guerreiro e defendida em 2010 por
Aquilino Eurico Lopes Rodrigues),
.
"Necessidades Educativas Especiais e Qualidade de Vida: Estudo
Exploratório no Âmbito da Deficiência Motora" (sob a Orientação científica
de Jorge de Melo Serrano e defendida em 2010 por Ana Cristina Barata
Alcaçarenho Rosa),
26 - Um
Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno
Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia
. "A
Pessoa Cega e a Acomodação/Apatia, no Acesso Presencial à Informação e Cultura,
em Portugal e no Espaço Europeu" (sob a Orientação científica de Augusto
Deodato Guerreiro e defendida em 2010 por Cristina Maria de Sousa e Menezes
Matias),
. "A
Qualidade de Vida de Adolescentes com Cegueira Congénita ou Precoce em
Portugal: Implicações na Construção da Personalidade e da Vida Adulta"
(sob a Orientação científica de António Rebelo e defendida em 2010 por Nuno
Filipe da Silva Marques, cego),
.
"Qualidade de Vida Infantil e Deficiência Auditiva: Estudo
Exploratório" (sob a Orientação científica de Jorge de Melo Serrano e
defendida em 2010 por Débora Maria Palma Pereira Padescas),
.
"Signwriting: um Sistema de Escrita das Línguas Gestuais - Aplicação à
Língua Gestual Portuguesa" (sob a Orientação científica de Jorge de Melo
Serrano e Isabel Correia e defendida em 2010 por Rafaela Cota da Silva),
. "O
Uso das Tecnologias de Apoio à Comunicação Aumentativa e Alternativa no
Desenvolvimento das Competências Comunicativas numa Criança com Problemas
Neuromotores" (sob a Orientação científica de Jorge de Melo Serrano e
defendida em 2010 por Maria Manuela Gomes Pereira Martins),
27 - Um
Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno
Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia
. 2009 -
"O Bebé Cego no Primeiro Ano de Vida: Intervenção Precoce no
Desenvolvimento Sensorial e Cognitivo e na Sociocomunicabilidade" (sob a
Orientação científica de Augusto Deodato Guerreiro e defendida em 2009 por
Maria Manuela Varela Pereira Cardoso),
. "O
Impacto da Comunicabilidade da Pessoa com Afasia na sua Participação: um Mundo
para Além das Palavras" (sob a Orientação científica de Augusto Deodato
Guerreiro e defendida em 2009 por Catarina Lopes Brás de Ataíde Ramos),
. 2008 -
"O Papel da Comunicação como Suporte à Gestão da Qualidade em Organizações
Prestadoras de Serviços" (sob a Orientação científica de Augusto Deodato
Guerreiro e Damasceno Dias e Defendida em 2008 por Sónia de Jesus Pais Ramos).
No âmbito do
Mestrado em Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio e decorrentes
iniciativas, também tem vindo a realizar-se anualmente o Seminário Nacional (já
internacional/CPLP, cujos Programas se encontram na ECATI/ULusófona),
intentando-se colmatar lacunas nos domínios da comunicação aumentativa e
alternativa, tecnologias e produtos de apoio, metodologias estratégicas e
técnicas de acessibilidade e usabilidade para a inclusão educomunicacional
escolar e social, em equidade e cidadania, num equitativo processo
didático/pedagógico socioeducomunicacional, intelectual, tecnológico e
cultural, nos diversos equipamentos/espaços e ambientes culturais, desde 2009
(14 eventos), conforme o expresso a seguir (slides 28 e 29), por ordem
cronológica decrescente.
28 - Um
Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno
Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia
Em 2022 -
XIV Seminário Nacional (V Internacional) "Pedagogia/Didática
Socioeducomunicacional e Tecnológica: Equidade no Ensino/Aprendizagem de
Estudantes Cegos e Normovisuais" (do qual resultou, subordinado ao mesmo
tema, um Livro de Atas, a publicar pelas Edições Universitárias Lusófonas),
organizado e realizado na Universidade Lusófona - Centro Universitário de
Lisboa, presencial e via Zoom/Streaming;
Em 2021 -
XIII Seminário Nacional (IV Internacional) "Pedagogia Educomunicacional
Inclusiva no Ensino/Aprendizagem da Matemática a Alunos Cegos e
Normovisuais" (do qual resultou, subordinado ao mesmo tema, um Livro de
Atas, publicado pelas Edições Universitárias Lusófonas), organizado e realizado
na ULHT no dia 9 de dezembro, presencial e via Zoom/Streaming;
Em 2020 -
XII Seminário Nacional (III Internacional por se estender à CPLP)
"Educomunicação Parento-Filial Inclusiva: Ciência, Cultura e
Cidadania" (do qual resultou, subordinado ao mesmo tema, um Livro de Atas,
publicado pelas Edições Universitárias Lusófonas), organizado e realizado na
ULHT no dia 26 de novembro, via Zoom/Streaming;
Em 2019 - XI
Seminário Nacional (II Internacional) / MCATA-DCC-CICANT/ECATI-ULHT
"Musicografia Braille e Equidade na CPLP" (do qual resultou,
subordinado ao mesmo tema, um Livro de Atas, publicado pelas Edições
Universitárias Lusófonas), organizado e realizado na ULHT nos dias 28 e 29 de
junho, presencialmente e via Zoom/Streaming;
Em 2018 - X
Seminário Nacional / MCATA-DCC-ECATI-ULHT "Literacias, Tecnologia e
Inclusão", organizado e realizado na ULHT no dia 7 de junho, com registo
de som e imagem;
Em 2017 - IX
Seminário Nacional (I Internacional) / MCATA-DCC-ECATI-ULHT / CPLP "As
Pessoas Cegas e com Baixa Visão na CPLP: Educomunicação Inclusiva em
Intervenção Precoce, Vida e Empregabilidade, Desafios e Propostas no Século
XXI", organizado e realizado na ULHT nos dias 1, 2 e 3 de junho, com
registo de som e imagem;
29 - Um
Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno
Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia
Em 2016 -
VIII Seminário Nacional "Literacias Inclusivas e Tecnologias de Apoio:
Impacto Educomunicacional no Direito à Participação Social e Qualidade de Vida
das Pessoas com Deficiência", organizado e realizado na ULHT no dia 16 de
abril;
Em 2015 -
VII Seminário Nacional "Comunicação Inclusiva em Intervenção Precoce na
Infância: Desafios e Propostas" (do qual resultou um Livro de Atas
subordinado ao mesmo título, publicado pelas Edições Universitárias Lusófonas e
com o apoio do CICANT), organizado e realizado na ULHT no dia 18 de abril;
Em 2014 - Vi
Seminário Nacional "Educomunicação e Cultura Inclusivas", organizado
e realizado na ULHT nos dias 27 e 28 de junho;
Em 2013 - V
Seminário Nacional "Especificidades Comunicacionais na Educomunicação no
Século XXI: Relacionamento e Interação no Desenvolvimento Humano
Inclusivo", organizado e realizado na ULHT nos dias 14 e 15 de junho;
Em 2012 - IV
Seminário Nacional "Comunicação e Cultura no Desenvolvimento Humano:
Teorias e Boas Práticas Inclusivas", organizado e realizado na ULHT nos
dias 15 e 16 de julho;
Em 2011 -
III Seminário Nacional "Comunicação e Educação Inclusivas: Metodologias e
Estratégias", organizado e realizado na ULHT no dia 2 de junho;
Em 2010 - II
Seminário Nacional "Comunicação, Inclusão e Qualidade de Vida: Desafios e
Propostas", organizado e realizado na ULHT no dia 24 de junho;
Em 2009 - I
Seminário Nacional "Capacidade para Comunicar e Interagir: Um Novo
Paradigma para o Direito à Participação Social das Pessoas com
Deficiência", organizado e realizado na ULHT no dia 11 de julho, de cujos
trabalhos resultou a publicação, pelas Edições Universitárias Lusófonas da
ULHT, do livro Comunicar e Interagir: Um Novo Paradigma para o Direito à
Participação Social das Pessoas com Deficiência, nele reunindo os
investigadores que mais trabalho têm realizado na área em Portugal.
30 - Um
Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno
Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia
Pós-Doutoramentos
em Ciências da Comunicação, na Especialidade Equidade Pedagógico-Didática
Socioeducomunicacional, Intelectual, Tecnológica e Cultural, sob a nossa
direção/orientação científica:
Em
2021-2022: "Influência da Pedagogia Socioeducomunicacional e das
Associadas Novas Tecnologias na Criatividade e Inovação de Ideias Equitativas
como Resposta aos Desafios da Sustentabilidade no Ensino/Aprendizagem", de
Suely Fagundes Jácome, em Inglaterra (concluído em julho de 2022 com a
Classificação Distinção e Louvor).
Em
2020-2021: "Didática da Matemática Elementar para a Criança Cega e
Normovisual: Estruturação Metodológica e Científica no Plano Pedagógico
Educomunicacional em Equidade", de Carlota Alexandra da Conceição
Brazileiro (concluído em junho de 2021 com a Classificação Distinção e Louvor).
Em
2019-2020: "Educomunicação Parental: Fator de Satisfação e Sucesso Escolar
Inclusivo nos Adolescentes", de Zélia Leandro Sequeira Belo Torres
(concluído em junho de 2020 com a Classificação Distinção e Louvor).
Em
2018-2019: "Educomunicação Musical: Plataforma Digital Musibraille na
CPLP", de Dolores Tomé, projeto científico no CICANT/ULHT em articulação
com a UFRJ, UFRN, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Moçambique, desde agosto de
2018 (concluído em julho de 2019 com a Classificação Distinção e Louvor).
31 - Um
Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno
Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia
"A
ausência de uma didática interdisciplinar centrada na Ética
Socioeducomunicacional e Cidadania, e em específicos conteúdos programáticos
adequados aos diferentes níveis etários e de conhecimento, como obrigatória
conduta de ensino/aprendizagem humana em dignidade e
desenvolvimento
desde o berço até à formação profissional e/ou superior/universitária e
emprego, tem contribuído para a progressiva instauração da perversa desordem
ética e cívica (desarranjos intelectuais e psíquicos, morais e espirituais)
numa grande generalidade do ser humano." (Guerreiro, 2022, reflexão nº
50).
"Equidade
social e humana é equilíbrio a todos os níveis, como por exemplo
biopsicossocial e mental, ético e cívico, moral e espiritual, promocional em
meta-socioeducomunicação e justiça social, num horizonte humano em que as
reciprocidades em solidariedade e partilha deverão acontecer com naturalidade
na mútua compreensão e aceitação uns dos outros, essencialmente por intermédio
de meios sociocomunicacionais que a espontaneidade relacional e interativa
possa tornar comuns.
Vamos olhar
para os outros assim, procurando ajudá-los assim, para também nos podermos olhar
e ajudarmo-nos assim."
(Guerreiro,
2020, reflexão nº 83).
32 - Um
Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno
Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia
Ser
professor é saber ensinar a aprender a aprender; também é ensinar a aprender a
ensinar; é ser pedagogo, orientador e mediador; é ser preciso e exigente na
arte de sugerir, suscitar e promover curiosidades cognitivas e sociocognitivas
no relacionamento e interação em equidade, sorrindo com humildade, humor e
prudência feliz aos resultados obtidos, independentemente do seu nível de
qualificação (excelente, suficiente ou sofrível); é ser problematizante
positivo em proficuidade no fomento de ideias e resiliente no nível de recolha
do desejável feedback dos interlocutores, equacionado e refletido no equilíbrio
pedagógico-didático entre a autoridade e a permissividade na elegância de
permanecer insaciável e incutir essa auto insatisfação nos alunos, partilhando
e semeando conhecimento, fazendo germinar saber, e colhendo ideais e
intercompreensão nessa insaciabilidade cognitiva; é ser missionário catequista
socioeducomunicacional, intelectual e cultural, incentivando e iluminando o
desenvolvimento biopsicossocial e intelecto espiritual dos estudantes, levando-os
a descobrir sucessivas e abrangentes etapas para explorarem e prosseguirem a
pesquisa e investigação no caminho da humanização da vida e do mundo global,
com sólida dignidade e cultura da equidade em direitos e oportunidades,
socialização e educação solidárias, justiça social e qualidade de vida para
todos, universalizando a partilha e a mútua aceitação uns dos outros,
unindo-nos nas diferenças para destruir o preconceito, que sempre tem sido e
gerado, e continua a ser e a exponenciar mais preconceitos em cima do conceito
de deficiência, sendo mais preconceito do que a própria deficiência em si,
sendo o preconceito a mais viva e martirizante deficiência, aparentemente
indestronável na sombria erosão da mobilização de
sinergias
positivas e de vontades invictas na cultura da igualdade num sentido tão
holístico e humanamente natural quanto a nossa imaginação possa alcançar.
33 - Um
Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno
Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia
"Para
vivermos e convivermos em conforto humano e social, em dignidade e cidadania,
inclusive num contexto filosófico KAIZEN (sempre mudando para melhor), Deus
deu-nos a indissociável soma fisicobiopsicossocial e humana de duas primícias
em valências fenomenológicas estruturantes, que nos constituem e nos são vitais
no desenvolvimento da nossa necessidade inata e na determinação e ação do nosso
comportamento interpessoal e espiritual: a competência capacitante empírica e
intelecto espiritual para nos entendermos civicamente e dignificarmos a
existência e o corpo fisicobiopsicossocial para deliciarmos a alma na grata e
harmoniosa dimensão daquela competência." (Guerreiro, 2022, reflexão nº
224).
34 - Um
Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno
Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia
A lógica da
vida valida-nos num determinado prazo etário cronológico e não no do auge de um
estado biopsicossocial e cognitivo de fecunda reflexão e consequente produção
de pensamento, aqui emergindo o idadismo como preconceito altamente daninho e
rotulativo.
No entanto,
e sem alternativa, sendo sempre o princípio e o fim de tudo idênticos em causa
e consequência, é a por vezes injusta e depreciativamente apelidada "peste
grisalha" que se sucede intergeracionalmente nos seus progressivos e
indispensáveis contributos para a sólida coevolução epistemológica e vital do
mundo.
Portanto, a
jubilação nem sempre significa términus ou prenúncio de cansaço intelectual,
incapacidade e incompetência cognitiva e científica para continuar a semear e a
prosperar, mas sim força emérita de pensamento aprofundado para partilhar e
exponenciar a continuação da sua sementeira, adubando-a com a fertilidade da
dignidade e do progresso, fazendo-a germinar e frutificar fecúndia e gratidão à
vida, como justa homenagem permanente a esse Dom (que foi entregue a cada um de
nós para sabermos gerir e rentabilizar em empreendedorismo humano para a
equidade social e qualidade de vida para todos), a Vida.
Infelizmente, a avidez, o oportunismo e a
ociosidade passeiam-se de mãos dadas neste mundo que sofre a mais ignóbil e
terrível das doenças: a carência dos grandes valores humanos na educação e
justiça social, na partilha em equidade e humanização da vida.
35 - Um
Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno
Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia
"Enquanto
a nossa saúde intelectual e psíquica, espiritual e cívica, no-lo permitir e
suscitar, colorindo-nos com a competência e os aromas do amor e a humanizante
policromia consensual da interculturalidade e intercompreensão entre as
pessoas, instituições, povos e países, nunca podemos parar de contribuir para a
coevolução epistémica no desenvolvimento humano e progresso no mundo. Antes nos
temos de manter prementes nessa dimensão e perspetiva, constituindo a nossa
atuação também um reconhecimento incentivador ao permanecermos intelectualmente
ativos no fomentar e no promover investigação e desenvolvimento nas áreas
interdisciplinares específicas do nosso interesse científico e investimento
cognitivo preferencial e de aposta, aferindo, testando, validando e aplicando
os resultados obtidos na evolução humana e no progresso do mundo global.
E só temos de persistir neste itinerário em
constatada convicção na expressão polinomial
Socialização?Educação?Pedagogia?Comunicação?Cidadania, que origina o abrangente
neologismo socioeducomunicação, em que a didática/pedagogia equitativa possa
assumir uma função esclarecedora e sem equívocos no relacionamento e interação
entre pessoas das mais variadas proveniências sociais e de diferentes níveis
etários e de cognição, capacidades e competências, podendo o polinómio supra
equacionar-se na seguinte formulação teórico/empírica:
36 - Um
Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno
Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia
Socialização?Didática/Pedagogia?Educação?Cultura?Comunicação/TEIC?Equidade?Dignidade?Humanização?Amor?Luz/Cidadania,
cujo desenvolvimento humano em amor e luminosidade e progresso em dignidade e
cidadania no mundo global poderá, com naturalidade, ir acontecendo num processo
didático pedagógico socioeducomunicacional equitativo, devidamente ponderado,
verificado e confirmado, ajustado e aplicado, conforme a análise e
interpretação da representação gráfica em elipse cognitiva infra (design de
Samuel Deodato Fernandes Guerreiro e reflexão nº 223 de Augusto Deodato Guerreiro,
2022)
37 - Um
Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno
Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia
A
representação gráfica da elipse.
38 - Um
Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno
Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia
Por muito
trabalho intenso de pesquisa e investigação que possamos concretizar, ficaremos
sempre aquém do alcançável no horizonte cognitivo final que pretendemos
atingir.
Mas também
(como cristão), profundamente animados pela fé e pela esperança, as
vicissitudes mais martirizantes e complexas têm sido vencidas com a
persistência na ousada elegância às vezes na eufemística forma de atuar e de
esclarecer, mas também no claro dinamismo e resiliência que emerge da força do
sentir, do pensar e do fazer acontecer.
"Nada
se consegue no mundo sem ser pela esperança" (Martin Luther King, Jr.).
39 - Um
Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno Socioeducomunicacional
e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia
E nunca nos
podemos desviar do hipotético e do questionamento, continuando a
perguntarmo-nos:
Chegamos?
Não chegamos?
Haja ou não
haja frutos
Pelo sonho é
que vamos.
Basta a fé
no que teremos.
Basta a
esperança naquilo que talvez não teremos.
Basta que a
alma demos,
Com a mesma
alegria,
Ao que
desconhecemos
E ao que é
do dia-a-dia.
Chegamos?
Não chegamos?
- Partimos.
Vamos. Sonhamos.
(Sebastião
da Gama).
40 - Um
Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno
Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia
Portas
abertas/sugestões, nesta breve preleção, para o alargamento e aplicação da
equidade social através do sentir, do pensar e do atuar pedagógico-didático e
socioeducomunicacional, intelectual e cultural,
infocomunicacional/infocominclusão:
.
Alargamento adequado e equitativo (também em acessibilidade/usabilidade
logotécnica no campo dos media e ajustado acompanhamento das transformações
políticas, sociais e culturais) das teorias da infocomunicação à equidade
infocomunicacional interpessoal imediata (interlocução/comunicação face a face)
ou mediatizada tecnologicamente.
.
Continuação da pesquisa e investigação, desenvolvimento e testagem, validação e
implementação das valências/variáveis tiflocientíficas apresentadas nos slides
15 e 16.
. Criação de
um Laboratório de Tiflociência, nele consubstanciando também a função de
Observatório na área.
.
"Didática da Equidade e Ética Socioeducomunicacional", dimensão
pedagógica a iniciar no berço, continuando-a no pré-escolar, escolar e no
ensino superior/universitário, assumindo-se como unidade curricular a incluir
nos curricula dos diferentes ciclos de estudo, nela entrosando as preocupações
enunciadas, avocadas ou emergentes nesta nossa preleção.
41 - Um
Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno
Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia
A adoção e
uso, desde o nascimento, de uma pedagogia assim especificada e inclusão de uma
unidade curricular desta natureza nos curricula sugeridos supra iria semeando
na utensilagem mental e cognição dos estudantes a necessidade da ética social,
educativa e comunicativa, bem como a necessidade da cultura da equidade na
ecologia do saber, conscientizando-os da naturalidade a cultivar na mútua
aceitação uns dos outros, que deve ser praticada no relacionamento e interação
entre pessoas ditas escorreitas e pessoas com as mais variadas tipologias de
desvantagens ou limitações, assim continuando a exorcismar os fantasmas da
inclusão/exclusão, valorizando a diversidade e promovendo a equidade.
Esta
designação também poderia ser um Ciclo de Estudos, com um tronco científico
base e variantes específicas, que pudessem cobrir as carências de
especialização nas diferentes tipologias da deficiência, consoante as
necessidades escolares/mercado de trabalho. Também poderia funcionar no formato
de Curso de Especialização/Pós-Graduação adaptada às diferentes especificidades
pedagógicas e socioeducomunicativas, formando especialistas devidamente
credibilizados para lidarem com as diferentes tipologias de dificuldades ou
limitações de pessoas que necessitam do proficiente acompanhamento ao nível
reabilitativo/habilitacional/capacitação/capacitismo.
42 - Um
Percurso Transdisciplinar em Prospeção Feliz à Sombra do Fenómeno
Socioeducomunicacional e Cultural e da Sinérgica Equidade e Eutopia
É este,
muito resumido e com inúmeros cortes, o meu singelo e humilde contributo de
vida, sempre em busca da superação de fragilidades, desvantagens e limitações,
numa viagem transdisciplinar atribulada e feliz, descobrindo e equacionando
hipóteses e fórmulas vitais de coevolução, consumando sucessivas etapas de
êxito, numa indómita prospeção de equidade em direitos e oportunidades,
dignidade e qualidade de vida para todos os cidadãos, mediante o uso e
implementação de metodologias estratégico-equitativas ao nível da
didática/pedagogia socioeducomunicacional, intelectual, tecnológica e cultural,
eliminando muros invisíveis de que os reais são feitos (Eduardo Lourenço),
triunfando e visando a possível felicidade no horizonte felicitante da eutopia
de Anselmo Borges.
A minha mais
profunda gratidão aos lugares/instituições por onde passei, com particular
relevância e emoção à minha amada Universidade Lusófona, queridos funcionários
desde a mais ínfima base até ao topo mais elevado, colegas e diretores amigos,
serviços, Ex.mas Administração, Reitoria e Vice-Reitoria, queridos ex-alunos e
atuais, queridos amigos e familiares aqui presentes e online, a todas e a
todos, a minha mais viva, emocionante e eterna Gratidão.
25 de Maio 2023, Universidade Lusófona
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