Apresentação e CV

Augusto Deodato Guerreiro, nasceu em Alvalade Sado, Portugal. É agregado em Ciências da Comunicação, Especialidade Comunicação e Cultura Inclusivas (UTAD/Portugal); Doutor (Ph.D) em Ciências da Comunicação, Especialidade Comunicação e Cultura (UNL/Portugal); Licenciado em História (Universidade de Lisboa/Portugal). Ensaísta, Professor Catedrático e Investigador na Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação (ECATI) da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT); Diretor dos Cursos: Mestrado em "Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio" e Pós-Graduações/Cursos de Formação Especializada em "Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio"; "Alunos Cegos e com Baixa Visão"; "Comunicação e Mediação Cultural na Cidade para Todos"; "Comunicação Inclusiva em Intervenção Precoce na Infância". Diretor/Orientador de Teses de Doutoramento na Universidade Complutense de Madrid. Sócio da Associação Portuguesa de Escritores e da Sociedade Portuguesa de Autores.

Augusto Deodato Guerreiro

CURRICULUM VITAE reduzido


SUMÁRIO

Este CV reduzido é constituído pelos nove pontos seguintes:
1. Identificação.                                                                                                                 
2. Habilitações Académicas.
3. Categoria académica, Cursos, Organismos Públicos, Associações Científicas, Profissionais e Tiflológicas.
4. Experiência no Ensino Universitário (Ciências Documentais e Ciências da Comunicação) e Profissional (nas Bibliotecas Municipais da Câmara Municipal de Lisboa - CML).
5. Presidências, Arguições, Orientações e Presenças em Júris de Doutoramento, Mestrado e Memórias Finais.
6. Prémios e Distinções.
7. Propostas e Participação em Projetos Científicos.
8. Áreas de Investigação de Preferência e em que Está Envolvido.
9. Trabalhos Publicados e Conferências/Comunicações Proferidas.

1. Identificação:
Nome: Augusto Deodato Guerreiro
Data de nascimento: 23 de janeiro de 1949
Naturalidade: Alvalade do Sado - Portugal
Afiliação Académica e Científica: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), Av. do Campo Grande, 376, 1749-024 Lisboa - Portugal
Telefone: 00351.217515500.
E-mail: deodato.guerreiro@ulusofona.pt

2. Habilitações académicas:
Agregação em Ciências da Comunicação, Especialidade Comunicação e Cultura Inclusivas (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD/Portugal), em 2009, aprovado por unanimidade.
Doutoramento em Ciências da Comunicação, Especialidade Comunicação e Cultura (Universidade Nova de Lisboa - UNL/Portugal), em 1999, aprovado por unanimidade com a classificação de Muito Bom, Distinção e Louvor.
Especialização em Ciências da Comunicação - Programa curricular do Mestrado na área - (UNL), em 1993, com a média aritmética de 16 valores.
Doutoramento Curricular em Pesquisa da Informação e Investigação (International University for Third Age/UITI/Portugal), em 1991, aprovado por unanimidade com Distinção.
Pós-Graduação em Ciências Documentais com o Curso de Bibliotecário-Arquivista (Universidade de Coimbra/Portugal), em 1981, com a classificação de 14 valores.
Licenciatura em História (Universidade Clássica de Lisboa - UL/Portugal), em 1979, com a classificação de 15 valores.
Bacharelato em História (UL), em 1978, com a classificação de 15 valores.

3. Categoria académica, Cursos, Organismos Públicos, Associações Científicas, Profissionais e Tiflológicas:
Professor Catedrático com Agregação e Investigador na Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação (ECATI) da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), Regente das unidades curriculares "História dos Meios de Comunicação", "Teorias e Modelos de Comunicação", "Teorias e Sistemas de Comunicação: Especificidades Comunicacionais Aumentativas e Alternativas", "Metodologias e Técnicas de Pesquisa e Investigação", "Seminário de Investigação em Comunicação Alternativa e Tecnologias da Informação".
Presidente do Centro de Investigação em Tiflologia, Ciência, Cultura e Inclusão - CITCCI (que fundou), da Fundação Nossa Senhora da Esperança - FNSE (em Castelo de Vide/Portugal), criado em novembro de 2016.       
PEP do Doutoramento em Comunicação e Inclusão, no âmbito das Ciências da Comunicação, da Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação (ECATI) da Universidade Lusófona de Lisboa e do Porto, 2014, a aguardar submissão.
Presidente da Assembleia Geral do CICANT/ECATI da ULHT, desde 2003, e da Direção da Liga de Cegos João de Deus (hoje integrada na ACAPO, de que é sócio fundador), 1981-1983.
Diretor científico, na ECATI/ULHT, dos "Curso de Braille - Formação Avançada", "Curso de Audiodescrição - Formação Especializada" e "Curso de Acessibilidade e Usabilidade em Web/E-Learning", desde 2016; das Pós-Graduações em "Comunicação Inclusiva em Intervenção Precoce na Infância", "Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio" e "Comunicação e Mediação Cultural na Cidade para Todos", desde 2015; da Pós-Graduação "Curso de Formação Especializada em Educação Especial - Alunos Cegos e com Baixa Visão", desde 2011; do Seminário Nacional no âmbito da Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio, desde 2009; do Mestrado em Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio/ECATI/ULHT, desde 2006; de Teses de Doutoramento na Universidade Complutense de Madrid/Espanha, desde 2004; da Linha de Investigação em Linguagens Especiais e Novas Tecnologias/CICANT/ECATI/ULHT, desde 2003; de "Dinamização Cultural: Revista Áudio/Digital da Câmara Municipal de Lisboa"/Câmara Municipal (publicação que fundou), de 1990 a 2000; da Biblioteca Ciências da Educação (que fundou) da Associação Promotora do Ensino dos Cegos, de 1988 a 2010; da Research and Training Unit in Information Retrieval (que fundou) da International University of Third Age/UITI/Portugal, de 1988 a 2000.
Coordenador de "Quartas Culturais" (evento científico-cultural mensal que fundou), da Câmara Municipal de Lisboa, de 2008 a 2010; do Forum Interactivo "o Mundo da Vida" Inclusivo, da Câmara Municipal de Lisboa-ECATI/ULHT-ISS (evento científico online mensal que fundou), de 2007 a 2010; do Gabinete de Referência Cultural - Pólo Interactivo de Recursos Especiais (que fundou) da Câmara Municipal de Lisboa, de 1994 a 2010; das Atividades Culturais das Bibliotecas Municipais (que fundou) da Câmara Municipal de Lisboa, de 1983 a 1991; da Biblioteca Municipal Camões (a primeira biblioteca inclusiva em Portugal) da Câmara Municipal de Lisboa, de 1977 a 1984; funcionário da Câmara Municipal de Lisboa, de 1973 a 2010, onde chegou ao fim da carreira Técnica Superior, como Técnico Superior (de Bibliotecas e Documentação) Assessor Principal, em paralelo com a sua carreira académica e científica.
Coordenador Nacional do Grupo de Trabalho para a Leitura Pública em Portugal, com assento no Conselho Técnico Nacional da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), de 1990 a 1992.
Investigador permanente do CICANT/ECATI/ULHT, desde 2003.
Personalidade de reconhecido mérito no Núcleo Braille e Meios Complementares de Leitura/Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR), desde 2010, e da Comissão de Braille/por Despacho Interministerial, de 1998 a 2003.
Membro cofundador da Associação de Ciências da Comunicação (SOPCOM/Portugal), desde 1998.
Sócio da Associação Portuguesa de Escritores, desde 1993; da Associação Promotora do Ensino dos Cegos, desde 1987; da BAD, de 1980 a 2010; da Sociedade Portuguesa de Autores, desde 1972; estando ligado ao associativismo tiflológico, inclusive com o desempenho de cargos sociais, desde 1969.


4. Experiência no Ensino Universitário (Ciências Documentais e Ciências da Comunicação) e Profissional (nas Bibliotecas Municipais da Câmara Municipal de Lisboa):
Professor universitário e investigador - sucessivamente na UITI/Lisboa, no Instituto Piaget/Almada, no ISPA/Lisboa, na FPCE/ULisboa e na ULHT -, desde 1985, sendo atualmente, na ULHT, Professor Catedrático com Agregação. Atividade profissional em bibliotecas/CMLisboa, 1973-2010. Técnico Auxiliar de Documentação até 1979, Bibliotecário, 1980-2010, chegando ao topo desta carreira técnica superior na categoria de Técnico Superior (de Bibliotecas e Documentação) Assessor Principal.

5. Presidências, Arguições, Orientações e Presenças em Júris de Doutoramento, Mestrado e Memórias Finais:
De outubro de 1995 a dezembro de 2016,
· Participou em mais de uma dezena de Júris de Doutoramento, nuns como Diretor/Orientador e noutros na qualidade de Arguente.
· Participou em cerca de meia centena de Júris de Mestrado, nuns na qualidade de Presidente, noutros como Orientador e noutros como Arguente.
· Participou em cerca de três dezenas de Júris de Memórias Finais (Licenciaturas), nas qualidades de Presidente, Arguente e Orientador, nos Instituto Piaget/Almada e ISPA/Lisboa.

6. Prémios e Distinções:
· Em 2012: Homenageado pela Câmara Municipal de Lisboa, com a atribuição da "Medalha de Mérito Municipal Grau Prata" e publicação e lançamento do seu livro "Literacia Braille e Inclusão: Para um Estudo Histórico-Cultural e Científico da Tiflografia, Tiflologia, Infotecnologia e Equipamentos Culturais em Portugal".
· Em 2007: Homenageado como "O Profissional do Ano" pelo Rotary Clube Lisboa-Estrela/Portugal.
· Em 2005: Homenageado pela sua atividade literária e investigacional com a "Medalha de Mérito Municipal" do Município de Santiago do Cacém.
· Em 2005: Homenageado como Escritor e descerrada uma placa com o seu nome, conjuntamente com mais dois Escritores de Alvalade Sado, pela Casa do Povo de Alvalade do Sado.
· Em 2000: Galardoado com o Prémio de Mérito Científico "Maria Cândida da Cunha", do SNRIPD (o atual INR, IP), pela sua Tese de Doutoramento (no âmbito da ampliação do paradigma comunicacional, defendida em janeiro de 1999) e respetivo resumo, o livro Para uma Nova Comunicação dos Sentidos: Contributos da Tecnologização da Tiflografia para a Ampliação dos Processos Comunicacionais.
· Em 1998: Medalha Municipal de Dedicação (Grau Prata), do Município de Lisboa.
· Em 1989: Medalha Municipal de Dedicação (Grau Cobre), do Município de Lisboa.
· Em 1987: Menção Honrosa atribuída ao seu livro Eu-Criança: Pequenos Contos para Pensar, pelos "Jogos Florais" Comemorativos do 60º Aniversário da Associação de Cegos Luís Braille, hoje integrada na ACAPO.


7. Propostas e Participação em Projetos Científicos:
· Em 2016, propôs ao Conselho Científico da ECATI/ULHT, tendo sido aprovados, os "Curso de Acessibilidade e Usabilidade em Web/E-Learning - Formação Especializada", "Curso de Audiodescrição - Formação Especializada" e "Curso de Braille - Formação Avançada".
· Em 2015, propôs ao Conselho Científico da ECATI/ULHT, tendo sido aprovados, as Pós-Graduações/Cursos de Formação Especializada em "Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio" (parte curricular do Mestrado com a mesma designação), em "Comunicação Inclusiva em Intervenção Precoce na Infância" e "Comunicação e Mediação Cultural na Cidade para Todos". 
· Em 2014, Propôs à Direção da ECATI/ULHT a submissão à Direção-Geral do Ensino Superior do Doutoramento em Comunicação e Inclusão, no âmbito das Ciências da Comunicação, a funcionar na ULHT/Lisboa e ULPorto, com a colaboração de Professores da UTAD/Portugal e UCMadrid/Espanha, a aguardar submissão.
· Em 2010, propôs à Direção da ECATI/ULHT a criação da Pós-Graduação "Especialização em Educação Especial - Alunos Cegos e com Baixa Visão", que começou a funcionar em 2011 e que veio a ser acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) em maio de 2013.
· Em 2005, propôs à FCT o projeto "Aplicação da Língua Gestual à Matemática do Ensino Básico", no âmbito do CICANT da ECATI da ULHT, com o apoio do Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência (SNRIPD, hoje INR, I.P.) e Federação Portuguesa das Associações de Surdos (FPAS), sem sucesso para financiamento, mas mantendo-o na expetativa de merecer outros apoios, eventualmente também reforçados pela FCT.
· Em 2004, propôs à FCT o projeto "Gestuário para a Matemática do Ensino Básico", no âmbito do CICANT da ECATI da ULHT, com o apoio do SNRIPD (atual INR, I.P.) e FPAS, sem sucesso para financiamento.
· Em 2003, propôs, no âmbito da ECATI da ULHT, à Direção-Geral do Ensino Superior, a criação do Curso de Mestrado em Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio, aprovado em Dezembro de 2005, conforme Portaria nº 324/2006, de 5 de abril, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, publicado no "Diário da República", Série I-B, e acreditado pelo CCPFC no Domínio "Comunicação e Linguagem", transversal e consubstanciado no desenvolvimento sociocomunicacional e sensoriocognitivo das pessoas com as mais diversas tipologias da deficiência, incluindo formação em Língua Gestual e em leitura e escrita na polivalência do Sistema Braille, bem assim em SPC's, e sendo o Diretor do Mestrado em referência.
· Em 2000-2003, coordenou o projeto luso-brasileiro Glossário sobre o Braille, no âmbito da Comissão de Braille do Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência, de que resultou a monografia mencionada em Livros Publicados.
· Em 2000, coordenou o projeto "Literacia Mediática", proposto à FCT no âmbito do então Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação (hoje ECATI) da ULHT.

8. Áreas de Investigação de Preferência e em que Está Envolvido:
· "Teorias educomunicacionais inclusivas"; "Metodologias estratégicas para aferir e desenvolver competências multissensoriais, sociocognitivas e sociocomunicativas"; Desenvolvimento de teorias e boas práticas educomunicacionais inclusivas.
· "Comunicação aumentativa e alternativa e tecnologias/produtos de apoio"; "Literacias inclusivas e tecnologias de apoio"; "Linguagens especiais e ambientes pessoais de aprendizagem"; "Do empírico/multissensorial à abstração e conceptualização - na cegueira, na surdocegueira e na surdez"; "Universalização comunicacional em conteúdos digitais acessíveis".
· "Metodologias estratégicas e técnicas de comunicação em intervenção precoce nas diferentes problemáticas da deficiência"; "Desenvolvimento humano e qualidade de vida".
· Formação de educadores, professores, técnicos e investigadores na área da comunicação educacional e educação comunicacional (educomunicação) para todos.
· Pedagogia, comunicação e interação social de e com "pessoas cegas e com baixa visão"; "pessoas surdas"; "pessoas surdocegas"; "pessoas com multideficiência"; "pessoas com autismo"; "pessoas com patologias neurogénicas da comunicação".
· "Comunicação interpessoal e interação social inclusiva: em presença e em redes sociais".
· "Semiótica das linguagens alternativas: Glossários, Gestuários e Dicionários temáticos nas diferentes problemáticas comunicacionais".
9. Trabalhos Publicados e Conferências/Comunicações Proferidas:
Tem publicados mais de duas centenas e meia de artigos e cerca de três dezenas e meia de livros (destes, também alguns em coautoria), nas áreas da Literatura, História, Ciências Documentais e da Informação, das Ciências da Comunicação e Ciências da Educação, tendo já proferido para cima de quatro centenas de Conferências/Comunicações em Portugal e no estrangeiro.

(Recomenda-se a consulta do seu Blog: deodatoguerreiro.blogspot.pt e os sites específicos de investigadores, conquanto alguns destes estejam ainda muito incompletos).

Sem comentários:

Enviar um comentário