Bibliografia e Webgrafia

Livros, Teses, Revistas e Artigos/Comunicações Publicados

Livros (de que é autor ou coautor, com Apresentação e Notas de Abertura, Prefácios e Posfácios), Teses e Revistas:

Em 2021

Educomunicação Parento-Filial Inclusiva: Ciência, Cultura e Cidadania / Direção Ciêntífica de Augusto Deodato Guerreiro. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas/ ULHT

Em 2020

Pensamentos: Cronologia I (2ª Edição revista e aumentada). Almada: EDLARS - Educomunição e Vida

Vida, Teoria e Equidade: Elementos para uma Teoria Pedagógico Educomunicacional e Cultural em Cidadania. Almada: EDLARS - Educomunicação e Vida

Em 2019


Musicografia Braille e Equidade na CPLP. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas/ ULHT.

Em 2018
Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão: Humanizar a Vida em Cidadania e no Prazer Solidário de Existir. Almada: EDLARS - Educomunicação e Vida (em distribuição pela Amazon/Espanha). 

Cantinho Itinerante do Escritor: Poesia da Espontaneidade. Almada: EDLARS - Educomunicação e Vida. 
[2ª Edição, em distribuição pela Amazon/Espanha]

História Breve dos Meios de Comunicação: da Imanência Pensante à Sociedade em Rede. Almada: EDLARS - Educomunicação e Vida, 2014 (Com apoio do CIC-Digital/CICANT/ULHT).
[2ª Edição, em distribuição pela Amazon/Espanha]

Safras da Olhalva: Romance. Almada: EDLARS - Educomunicação e Vida.


Em 2017


Autor do livro PARA AL-BALAD... Letras e Tintas no Alentejo. Almada: EDLARS - Educomunicação e vida. 
(Com Prefácio de Eduardo Olímpio, Capa e Ilustração de António Saiote, Design de Isilda Marcelino e Revisão Gráfica de Maria de Lurdes Ribeiro Fernandes Guerreiro. 
Patrocinadores do livro: Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Junta de Freguesia de Alvalade do Sado e Casa do Povo de Alvalade do Sado).
Diretor Ciêntífico do livro Comunicação Inclusiva em Intervenção Precoce na Infância: Desafios e Propostas. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas/ULHT
[Em distribuição pela Amazon/Espanha]

Em 2016

Coautor do livro Atas do Congresso Internacional Comunicação e Luz/ M. Oliveira & S. Pinto (org.). Braga: CECS da Universidade do Minho, formato eBook; ISBN: 978-989-8600.
À luz da acessibilidade e da usabilidade em Cidades/ Espaços Urbanos: Ecologia Comunicacional Inclusiva. In: M. Oliveira & S. Pinto (org.), Atas do Congresso Internacional Comunicação e Luz (pp. 215-227). Braga: CECS da Universidade do Minho.
Cantinho Itinerante do Escritor: Poesia da Espontaneidade. Almada: EDLARS - Educomunicação e Vida. 
Safras da Olhalva: Romance. Almada: EDLARS - Educomunicação e Vida.

Em 2015

Coautor do livro Antologia de Poesia Contemporânea: Entre o Sono e o Sonho. Lisboa: Chiado Editora, Vol. VI, Tomo I.
Nos sonhos a voz dos tempos. In: Antologia de Poesia Contemporânea: Entre o Sono e o Sonho. Lisboa: Chiado Editora, Vol. VI, Tomo I; p. 196.
Prefácio ao livro Uma Perspetiva na Área da Deficiência: O Caso Particular do Associativismo em Portugal e o Papel das Organizações Não Governamentais / de Francisco Carvalho. Lisboa: CPES/ULHT, 2015.
Afinal, para onde está a fugir Abril?! In: Abril: 40 Anos / Associação Portuguesa de Escritores. Lisboa: Âncora Editora; pp. 155-158.

Em 2014

Coautor do livro Abril: 40 Anos / Associação Portuguesa de Escritores. Lisboa: Âncora Editora, 2014.
História Breve dos Meios de Comunicação: da Imanência Pensante à Sociedade em Rede. Almada: EDLARS - Educomunicação e Vida, 2014 (Com apoio do CIC-Digital/CICANT/ULHT).
Grito da Boa Fortuna: Ficção Melodramática Perfumada de Comédia e Ameaçada de Tragédia. Lisboa: Chiado Editora, 2014.
Em 2012
Comunicação e Cultura Inclusivas. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas/ULHT, 2012 (Com apoio do CICANT, FCT e Ministério da Educação).
Em 2011
Comunicar e Interagir: Um Novo Paradigma para o Direito à Participação Social das Pessoas com Deficiência / Org. e Dir. Augusto Deodato Guerreiro, sendo também Autor da Introdução e de um Capítulo. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas/ULHT, 2011 (Com apoio da FCT).
Conclusão do livro Para Alvalade com Amor / Org. e Coord. Augusto Deodato Guerreiro. Almada: ADG/EDLARS, 2011; pp. 179-180. 
Contributo literário no livro Para Alvalade com Amor / Org. e Coord. Augusto Deodato Guerreiro. Almada: ADG/EDLARS, 2011; pp. 24-35.
Introdução ao livro Comunicar e Interagir: Um Novo Paradigma para o Direito à Participação Social das Pessoas com Deficiência / Org. e Dir. Augusto Deodato Guerreiro. Lisboa: Edições Universitárias Lusófona/ULHT, 2011; pp. 7-11.
Introdução ao livro Para Alvalade com Amor / Org. e Coord. Augusto Deodato Guerreiro. Almada: ADG/EDLARS, 2011; pp. 5-14.
Literacia Braille e Inclusão: Para um Estudo Histórico-Cultural e Científico da Tiflografia, Tiflologia, Infotecnologia e Equipamentos Culturais em Portugal. Lisboa: Câmara Municipal - DMC/GRC, 2011.
Para Alvalade com Amor / Org. e Coord. Augusto Deodato Guerreiro, sendo também Autor da Introdução e Conclusão e de Contributo Literário. Almada: ADG/EDLARS, 2011.
Tifloperceptibilidade avançada vs sociocomunicabilidade, inclusão e qualidade de vida. I Capítulo In: Comunicar e Interagir: Um Novo Paradigma para o Direito à Participação Social das Pessoas com Deficiência / Org. e Dir. Augusto Deodato Guerreiro. Lisboa: Edições Universitárias Lusófona/ULHT, 2011; pp. 16-49.
Em 2005
Prefácio ao livro O Alentejo e Todos Nós / de Manuel Xarepe. Almada: EDLARS, 2005.
Em 2004
(2004). Posfácio ao Livro Uma Luz na História: Joaquim Guerrinha 1913-1976 Um Verdadeiro Impulsionador da Causa dos Cegos em Portugal / de Dalila de Jesus Guerrinha. Lisboa: Edições Colibri, 2004.
Braille: o meu vital e promocional instrumento intelectossocial. In: Mãos que Lêem: Testemunhos a Louis Braille. Lisboa: Minerva / Comissão de Braille/SNRIPD; pp. 87-90.
Coautor do livro Mãos que Lêem: Testemunhos a Louis Braille / Comissão de Braille. Lisboa: Minerva, 2003.
Glossário Luso-Brasileiro sobre o Braille / Coord. e com Investigação e Coautoria de Augusto Deodato Guerreiro. Lisboa: Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência, 2003.
Em 2001
Apresentação e Nota de Abertura ao Livro A Razão e a Alma: 25 Anos de Jornalismo Médico / de Baltazar de Matos Caeiro. Lisboa: Gazela Artes Gráficas, 2001.
Nas Asas dos Sentidos. Almada: EDLARS, 2001.
Prefácio ao livro O Amargo e Doce Sabor da Vida / de Alice Ruivo. Almada: Edição do Autor, 2001.
Em 2000
Epílogo do Livro Ápices do Pensamento: Em Acróstico e na Forma de Verso Livre / de Maria de Lurdes Ribeiro Fernandes Guerreiro. Almada: EDLARS, 2000.
Para uma Biblioteca Universal: Biblioteca e Sociedade Inclusivas (Brochura). Lisboa: Unidade de Investigação em Motricidade Humana do Instituto Jean Piaget, 2000.
Para uma Nova Comunicação dos Sentidos: Contributos da Tecnologização da Tiflografia para a Ampliação dos Processos Comunicacionais. Lisboa: Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência, 2000. (Galardoado em 2000 com o Prémio de Mérito Científico "Maria Cândida da Cunha" do mesmo Secretariado Nacional, actual Instituto Nacional para a Reabilitação, IP.).
Em 1999
Prefácio ao livro Águas do meu Sonhar / de Donzília Alves. Almada: Edição de Autor, 1999.
Prefácio ao livro Ferros de Lisboa / de Baltazar de Matos Caeiro. Lisboa: Edições Artes Gráficas, 1999.
As Vantagens da Tecnologização da Tiflografia: Contributos Tiflológicos para um Alargamento do Paradigma Comunicacional (Tese de Doutoramento em Ciências da Comunicação, na Especialidade Comunicação e Cultura, defendida na Universidade Nova de Lisboa no dia 28 de Janeiro de 1999). Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL, entregue para defesa em Julho de 1998. (Galardoada em 2000 com o Prémio de Mérito Científico "Maria Cândida da Cunha" do Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência, actual Instituto Nacional para a Reabilitação, IP.)
Em 1998
Coautor do livro Literatura Actual de Almada: Antologia. Almada: Câmara Municipal, 1998.


Em 1997
Bouquet de Antinomias: a um Mundo Novo, Vivo, Livre e São. Almada: EDLARS, 1997.
Em 1993
Coautor do livro O Tejo e a Margem Sul na Poesia Portuguesa: Antologia. Seixal: Câmara Municipal, 1993.
Em 1989
Eu-Criança: Pequenos Contos para Pensar. Almada: EDLAR, 1989. (Texto distinguido com "Menção Honrosa", em 1987, nos "Jogos Florais" Comemorativos do 60º Aniversário da Associação de Cegos Luís Braille, hoje integrada na ACAPO).
Em 1986
Coautor do livro Antologia de Poesia. «Gerontologia: Revista da UITI». Lisboa: International University for Third Age (Universidade Internacional para a Terceira Idade - UITI), ano 8 nºs 31-32 Julho-Dezembro 1986.
Coautor do livro Viola Delta XIII: Poemas. S. João do Estoril: Edições MIC, 1986.
Vigília: Prosa e Poesia. Lisboa: Edições Caso, 1986.
Em 1985
Coautor do livro Viola Delta XII: Poemas. S. João do Estoril: Edições MIC, 1985.
Em 1984
Coautor do livro Fingidor 3: Cadernos de Literatura. S. João do Estoril: Edições MIC, 1984.



Em 1983
Colaboração na Pesquisa Bibliográfica e Sugestões para o Livro Portuguese Bankers at the Court of Spain: 1626-1650 / de James C. Boyjian. New Brunswick, New Jersey: Rutgers University Press, 1983.

Revistas Publicadas:
Em 1991-2000

Fundador, Diretor e Coautor da publicação «Dinamização Cultural: Revista Áudio/Digital da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Gabinete de Referência Cultural, 1991-2000.
[Os 112 números publicados estão disponíveis nos suportes áudio/cassete e digital/CD no Gabinete de Referência Cultural - Pólo Interactivo de Recursos Especiais da Câmara Municipal de Lisboa].


Artigos Publicados:

Em 2016

O acordeão e a paixão do museólogo Francisco Sabóia. In: [Boletim Informativo] "Bodas de Prata: 25ª Grande Gala Internacional do Acordeão", 14 a 25 de Abril de 2016. Paderne - Algarve: Casa Museu do Acordeão.
À luz da acessibilidade e da usabilidade em Cidades/ Espaços Urbanos: Ecologia Comunicacional Inclusiva. In: M. Oliveira & S. Pinto (org.), Atas do Congresso Internacional Comunicação e Luz (pp. 215-227). Braga: CECS da Universidade do Minho.

Em 2015

À luz da acessibilidade e da usabilidade em cidades/espaços urbanos: ecologia comunicacional inclusiva. In: «Conferência Internacional: Communication and Light». Braga: Instituto de Ciências Sociais/Universidade do Minho, realizada nos dias 2 a 4 de novembro de 2015.
Breve testemunho para Confraternização Intergeracional, fundado no facto de ter sido aluno do Instituto "Branco Rodrigues", de 1963 a 1965. In: «CD de Testemunhos de Ex-Alunos do Instituto António Feliciano de Castilho e do Instituto de Cegos Branco Rodrigues» / Org. José Manuel Saraiva Valentim. Lisboa: Restaurante "O Balcão do Marquês", Av. Duque de Loulé, nº 117-118, 9 de Maio de 2015
[Almoço de Confraternização Intergeracional em que se divulgou o CD de Testemunhos em referência].
Educomunicação e pedagogia cultural inclusivas em intervenção precoce: desafios/exemplos sociocomunicacionais com sucesso. In: 4ªs Jornadas «Novas Perspetivas no Neurodesenvolvimento, o que se sabe... o que se faz!!!». Lisboa: Centro de Desenvolvimento Infantil Estímulopraxis, realizadas na ULHT, no dia 20 de novembro de 2015.
European intellectual platform for professionals in the field of typhlology: a challenge/proposal. In: Conferência Europeia «Network e Novas Tecnologias, da Rede European Enviter». Lisboa: ULHT, 10-12 de Novembro de 2015.
European intellectual platform for professionals in the field of typhlology: a challenge/proposal. R-LEGO - «Revista Lusófona de Economia e Gestão das Organizações». Lisboa: ULHT, nº 1 Outubro 2015; ISSN 2183-5845.
O Professor Cego: pedagogia e suplência multissensorial. In: «Encontro Nacional de Docentes com Deficiência» [Organizado em parceria pela CNOD e FENPROF e cofinanciado pelo INR]. Lisboa: Educação Especial Nacional da FENPROF. Lisboa: Escola Secundária D. Pedro V, 21 de Novembro de 2015.
Teoria educomunicacional inclusiva em intervenção precoce na cegueira (Vídeo/70 minutos, com legendas e tradução em LIBRAS). In: II Congresso de Acessibilidade Online. Rio de Janeiro/Brasil: realizado nos dias 6 a 12 de dezembro de 2015.
Em 2014
Num polinómio educomunicacional e cultural, uma perspetiva inclusiva para uma teoria do desenvolvimento humano na sociedade de todos (Vídeo/45 minutos, com legendas e tradução em LIBRAS). In: I Congresso de Acessibilidade Online. Rio de Janeiro/Brasil: realizado nos dias 21 a 27 de Setembro de 2014.
Para um novo paradigma educomunicacional inclusivo: polinómio coevolutivo para uma teoria do desenvolvimento humano e social. In: VI Seminário Nacional «Educomunicação e Cultura Inclusivas» [sob a direção científica de Augusto Deodato Guerreiro]. Lisboa: ULHT, organizado e realizado nos dias 27 e 28 de Junho de 2014.
Em 2013
Breve testemunho. In: VI Seminário Educação Inclusiva «Para uma Educação Inclusiva: Dos Conceitos às Práticas». Lisboa: Instituto de Educação/ULHT, 5 de Outubro de 2013; pp. 42.
Educomunicação inclusiva no Século XXI: desafios e propostas. In: V Seminário Nacional «Especificidades Comunicacionais na Educomunicação no Século XXI: Relacionamento e Interação no Desenvolvimento Humano Inclusivo» [sob a direção científica de Augusto Deodato Guerreiro]. Lisboa: ULHT, organizado e realizado nos dias 14 e 15 de Junho de 2013.
Especificidades Comunicacionais na Educomunicação no Século XXI. «Poliedro: Revista de Tiflologia e Cultura». Porto: Centro Prof. Albuquerque e Castro - Edições Braille, nº 610 Novembro 2013; pp. 5-38.
Especificidades educomunicacionais inclusivas num desenvolvimento humano mais universal. In: Atas do «8º Congresso SOPCOM». Lisboa: ESCS, realizado nos dias 17 a 19 de Outubro de 2013.
Num novo paradigma para o desenvolvimento humano: "Comunicação e Cultura Inclusivas". «ResPública: Revista de Ciência Política, Segurança e Relações Internacionais». (Tema "Paradigmas do Mundo Actual"). Lisboa: Cofac - Cooperativa de Formação e Animação Cultural / Departamento de Ciência Política, Segurança e Relações Internacionais da ULHT, nº 11 2011 [publicado em 2013]; pp. 51-66.
Em 2012
Comunicação e cultura inclusivas no desenvolvimento humano. In: livro de Atas do LIC'12 - Lusofona International Congress: Perspetivas Internacionais. ISLA-Gaia, Portugal: Editores António Lencastre Godinho e José Joaquim Moreira, dias 8 a 10 de novembro de 2012; pp. 33-45.
Comunicação, educação e cultura inclusivas na escola de referência para alunos cegos e com baixa visão: uma promessa inclusiva de proficuidade pedagógica e de desenvolvimento biopsicossocial? Uma Orquestra de intenções, sem Maestro entrosado na Orquestra, escassa de músicos, de instrumentos e desafinada? Uma alucinação legal disfarçada de missão que só promove a diferença na exclusão? Como repensar, reformular e transformar esta Orquestra numa escorreita e bela Sinfonia Humana Inclusiva, sob uma Batuta comunicacional e educacional missionária, sem oportunismos e sem fronteiras? In: IV Seminário Nacional «Comunicação e Cultura no Desenvolvimento Humano: Teorias e Boas Práticas Inclusivas» [sob a direção científica de Augusto Deodato Guerreiro]. Lisboa: ULHT, organizado e realizado nos dias 15 e 16 de Julho de 2012.
Comunicação, educação e cultura inclusivas nos media. Atas do «10º Congresso Lusocom». Lisboa: ISCSP, dias 27-29 Setembro 2012.
Em torno do móbil do desenvolvimento humano: "Comunicação e Cultura Inclusivas". «Poliedro: Revista de Tiflologia e Cultura». Porto: Centro Prof. Albuquerque e Castro - Edições Braille, nº 598 Outubro 2012; 3-23
[Também publicado em «lerparaver.com» em Agosto de 2012].
Sobre a literacia braille e inclusão: para um estudo histórico-cultural e científico da tiflografia, tiflologia, infotecnologia e equipamentos culturais em Portugal. «Revista Louis Braille». Lisboa: ACAPO, Nº 2 2012; pp. 12-13.
Em 2011
Literacia e inclusão. In: III Seminário Nacional «Comunicação e Educação Inclusivas: Metodologias e Estratégias» [sob a direção científica de Augusto Deodato Guerreiro]. Lisboa: ULHT, organizado e realizado no dia 2 de Junho de 2011.
Literacia e comunicação: metodologias e estratégias para uma teoria comunicacional, cultural e educacional inclusivas. In: «7º Congresso SOPCOM». Porto: Universidade, dias 15-17 Dezembro 2011.
Tifloperceptibilidade avançada vs sociocomunicabilidade, inclusão e qualidade de vida in: Comunicar e Interagir: um Novo Paradigma para o Direito à Participação Social das Pessoas com Deficiência (Org. Augusto Deodato Guerreiro). Lisboa: Edições Universitárias Lusófona/ULHT, 2011; pp. 17-49.
Em 2010
Estratégias sociocomunicacionais para incluir e melhorar a qualidade de vida: inteligência emocional positiva vs interventiva: o humor e pedagogia. In: II Seminário Nacional «Comunicação, Inclusão e Qualidade de Vida: Desafios e Propostas» [sob a direção científica de Augusto Deodato Guerreiro]. Lisboa: ULHT, organizado e realizado no dia 24 de Junho de 2010.
Processos sócio-educativos vitais para a inclusão da pessoa cega na família, na escola e na sociedade. In: III Seminário Educação Inclusiva «Educação Inclusiva: Do Conceito às Práticas». Lisboa: Instituto de Educação/ULHT, realizado nos dias 22 e 23 de Outobro de 2010.


Em 2009
Comunicação e cultura vs cidades acessíveis: para uma Teoria Sociocomunicacional da Partilha na Arte. Lisboa: ULHT [8º Congresso Lusocom e 6º Congresso SOPCOM], dias 14-18 de Abril 2009.
Louis Braille: o génio que supera o analfabetismo dos deficientes visuais. In: Seminário «O Sistema Braille: sua Imprescindibilidade para os Deficientes Visuais Duzentos Anos Após o Nascimento do seu Fundador: Também Comemorativo do 40º Aniversário da Área de Leitura para Deficientes Visuais e 35 Anos de Publicação de «Ponto e Som». Lisboa: Área de Leitura para Deficientes Visuais da Biblioteca Nacional de Portugal, realizado no dia 2 de Dezembro de 2009.
Teorias da comunicação [Introdução (em co-autoria com Maria Immacolata Vassallo de Lopes) às treze Comunicações (seleccionadas por Augusto Deodato Guerreiro e Maria Immacolata Vassallo de Lopes) apresentadas nas três Mesas (coordenadas por ambos) sobre o tema]. Lisboa: ECATI/ULHT/Congresso 8Lusocom/6SOPCOM, dias 14-18 de Abril 2009.
Tifloperceptibilidade avançada vs sociocomunicabilidade, Inclusão e qualidade de vida In: I Seminário Nacional «Capacidade para Comunicar e Interagir: Um Novo Paradigma para o Direito à Participação Social das Pessoas com Deficiência» [sob a direção científica de Augusto Deodato Guerreiro]. Lisboa: ULHT, organizado e realizado no dia 11 de Julho de 2009.
À Beira dos 200 Anos do Nascimento de Louis Braille: O Braille em Portugal [em coautoria com os investigadores/especialistas Orlando Monteiro, Filipe Oliva e Vítor Coelho]. In: Conferência alusiva no «Fórum Interactivo O "Mundo da Vida" Inclusivo». Lisboa: organizada pelo Gabinete de Referência Cultural da Câmara Municipal de Lisboa e realizada no Auditório da Biblioteca Municipal "Orlando Ribeiro", no dia 7 de Fevereiro de 2008
[Disponível on-line em http://mundodavida.cm-lisboa.pt].

Em 2007
A arte e a vida vistas através da deficiência. In: «Cadernos de Tertúlia». Feijó: Tertúlia do Moinho, Nºs 4-5 Verão-Outono 2007; pp. 7-9.
Competência comunicacional e cultural para promover a inclusão e consequente qualidade de vida. Conferência "Comunicação e Cultura Inclusivas e Qualidade de Vida" [«Forum Interactivo o "Mundo da Vida" Inclusivo»]. Lisboa: organizada pelo Gabinete de Referência Cultural da Câmara Municipal de Lisboa e realizada no Auditório da Biblioteca Municipal "Orlando Ribeiro", no dia 4 de Outubro de 2007
[Disponível on-line em http://mundodavida.cm-lisboa.pt].
Comunicação aumentativa e alternativa: teorias ampliativas do paradigma comunicacional para a inclusão e qualidade de vida. In: 5º Congresso SOPCOM «Comunicação e Cidadania». Braga: Universidade do Minho, 6-7 Setembro 2007.
Comunicação aumentativa e alternativa: teorias ampliativas do paradigma comunicacional para a inclusão e qualidade de vida. «Poliedro: Revista de Tiflologia e Cultura». Porto: Centro Prof. Albuquerque e Castro - Edições Braille do Centro Integrado de Apoio à Deficiência da Santa Casa da Misericórdia, Nºs 549 Abril 2008, pp. 1-25, e 550 Maio 2008, pp. 3-19.
Comunicação e globalização. In: Actas do Congresso Alentejo XXI «Semeando Novos Rumos: Alentejo Região Portuguesa e Europeia: os Desafios da Globalização e do Desenvolvimento». Montemor-o-Novo, Câmara Municipal, 2007; pp. 132-137. Inclui debate, pp. 149-150.
Humor e inclusão. Jornal «Elo». Lisboa: Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA), Junho 2007; p. 13.
Introdução, enquadramento teórico/empírico, dinamização do debate e conclusão da Conferência "Desenvolvimento social e o reforço das políticas de inclusão e solidariedade activas", pela Dra. Rosa Maria Araújo (Directora do CDSSL). In: «Forum Interactivo o "Mundo da Vida" Inclusivo». Lisboa: organizada pelo Gabinete de Referência Cultural e realizada na Biblioteca Municipal "Orlando Ribeiro" no dia 19 de Julho de 2007
[Disponível no sítio http://mundodavida.cm-lisboa.pt para os interessados e impossibilitados de estar presentes no tempo da respetiva transmissão, sobretudo aqueles que têm dificuldades de mobilidade, autonomia e independência, evento mensal online sob a direção científica de Augusto Deodato Guerreiro, que funcionou de 2007 a 2010, sempre com introdução, enquadramento teórico/empírico, dinamização do debate e conclusão do diretor e fundador do Projeto].
O "mundo da vida" inclusivo. In: «www.lerparaver.com» 9 Setembro 2007 e «Poliedro: Revista de Tiflologia e Cultura». Porto: Santa Casa da Misericórdia/Centro Prof. Albuquerque e Castro - Edições Braille, nº 543 Outubro 2007; pp. 44-57
[Disponível no sítio http://mundodavida.cm-lisboa.pt para os interessados e impossibilitados de estar presentes no tempo da respetiva transmissão, sobretudo aqueles que têm dificuldades de mobilidade, autonomia e independência, evento mensal online sob a direção científica de Augusto Deodato Guerreiro, que funcionou de 2007 a 2010, sempre com introdução, enquadramento teórico/empírico, dinamização do debate e conclusão do diretor e fundador do Projeto].
Sociocomunicabilidade e inclusão. In: Cadernos Sociedade e Trabalho: Integração das Pessoas com Deficiência. Lisboa: Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social/Direcção-Geral de Estudos, Estatística e Planeamento, nº 8 Janeiro 2007; pp. 213-230.
Em 2006
Comunicação e inclusão. Jornal «A Página da Educação». Porto: Editora Profedições, Lda, Outubro 2006; p. 43.
Sobre a comunicação alternativa e tecnologias de apoio. «Poliedro: Revista de Tiflologia e Cultura». Porto: Santa Casa da Misericórdia/Centro Prof. Albuquerque e Castro Edições Braille, Novembro 2006; pp. 1-17.
[Disponível on-line em «lerparaver.com»].
Em 2005
Imagem e cultura na inclusão sociocomunicacional. «Vértice». Lisboa: Caminho, Janeiro-Fevereiro 2006; p. 57-67. [Comunicação publicada no Livro de Actas «IV Congresso Internacional de Motricidade Humana: Motricidad y Desarrollo Humano» (Porto do Son, 30 de Junho a 3 de Julho de 2005). A Coruña: Editorial Diputación Provincial de A Coruña, 2005; pp. 295-300].
Imagem humana: facilitadora ou inibidora da inclusão sociocomunicacional. «4º Congresso SOPCOM». Aveiro: Universidade, 2005.
Para um horizonte comunicacional em banda larga. «Jornal do Departamento de Ciências da Comunicação, Artes e Tecnologias da Informação». Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Abril 2005; p. 3.
Em 2004
Da biblioteca para cegos às especificidades inclusivas. Actas do Congresso Nacional «100 Anos de Tiflologia em Portugal». Lisboa: Câmara Municipal/Departamento de Bibliotecas e Arquivos/Gabinete de Referência Cultural, dias 24-25 de Junho 2004.
Nas asas do tempo: memória e murmúrios. Actas das «5ªs Jornadas sobre Toponímia de Lisboa». Lisboa: Câmara Municipal, Outubro 2004.
Em 2003
Para um desenvolvimento global inclusivo: uma missão na tolerância, na solidariedade e na esperança. In: «Actas do 1º Encontro da Licenciatura em Reabilitação e Inserção Social: Globalização, Solidariedade e Inserção Social». Lisboa: ISPA, dias 27-30 de Novembro de 2002, publicadas em 2003; pp. 43-50.
Em 2002
Para uma comunicação mais inclusiva. «Análise Psicológica». Lisboa: ISPA, nº 3 da Série XX Julho-Setembro 2002; pp. 367-371.
Sonhamos com Lisboa: uma sublimidade inclusiva. «Folheto de Divulgação Cultural da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: CML, 2002.
Em 2001
Alvalade do meu Ser. «O Pé de Letra». Alvalade: Escola Básica Integrada de Alvalade - Agrupamento de Escolas, nº 43 ano 5 Maio 2001; pp. 14.
Carta ao "Pé de Letra". «O Pé de Letra». Alvalade: Escola Básica Integrada - Agrupamento de Escolas, nº 46 ano 6 Novembro 2001; pp. 7.
Comunicação e cultura: binómio interactivo para uma inclusão mais profícua. «Actas das 1ªs Jornadas em Reabilitação e Inserção Social». Lisboa: ISPA, 2001; pp. 33-41.
Cultura dos sentidos e ampliação do paradigma comunicacional: uma vertente especial na interlocução e interacção humana. «Caleidoscópio: Revista de Comunicação e Cultura». Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias / Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação, nº 1 2º semestre 2001; pp. 97-107.
As Diabruras de Abel I. «O Pé de Letra». Alvalade: Escola Básica Integrada de Alvalade - Agrupamento de Escolas, nº 44 ano 5 Junho 2001; pp. 16.
As Diabruras de Abel II. «O Pé de Letra». Alvalade: Escola Básica Integrada de Alvalade - Agrupamento de Escolas, nº 45 ano 6 Outubro 2001; pp. 18.
As Diabruras de Abel III. «O Pé de Letra». Alvalade: Escola Básica Integrada de Alvalade - Agrupamento de Escolas, nº 46 ano 6 Novembro 2001; pp. 18.
Há um Horizonte. «O Pé de Letra». Alvalade: Escola Básica Integrada de Alvalade - Agrupamento de Escolas, nº 46 ano 6 Novembro 2001; pp. 8.
As novas tecnologias e a emergência de um novo paradigma comunicacional. «Comunicação e Sociedade». Braga: Universidade do Minho / Instituto de Ciências Sociais, nºs 1-2 2001; pp. 195-207.
Para uma comunicação e uma cultura mais inclusivas: Um novo perfil de biblioteca pública. «Actas do Colóquio Bibliotecas e Novas Tecnologias: Como Combater a Exclusão dos Info-Pobres?». Lisboa: Câmara Municipal, 2001; pp. 31-41.
Em 2000
A biblioteca na interacção intelectossocial de todos os cidadãos: algumas reflexões para a tornar inclusiva. «Biblioteca: Revista das Bibliotecas Municipais de Lisboa». Lisboa: Departamento de Cultura/Divisão de Bibliotecas e Documentação da Câmara Municipal, nºs 5-6 Dezembro 2000; pp. 132-140.
O braille como instrumento comunicacional e intelectossocial. «Luís Braille: Revista Oficial da ACAPO». Lisboa: ACAPO, nº 37 Abril-Junho 2000; pp. 23-26.
É preciso mais Abril. «Poliedro: Revista de Tiflologia e Cultura». Porto: Centro Prof. Albuquerque e Castro - Edições Braille, Abril 2000; pp. 26-33.
O som e a suplência dos sentidos como meio de sociabilidade e interacção humana: notas para uma reflexão aprofundada sobre vertentes tiflológicas. «Actas da XII World Conference of DBI» (Edição em inglês publicada em caracteres comuns e no formato CD-ROM). Lisboa: Casa Pia, 2000; pp. 446-457.
Em 1999
A propósito do Natal: reflexões e votos ocorrentes. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Gabinete de Referência Cultural, nºs 107-109 Outubro-Dezembro 1999.
A biblioteca e a interacção intelectossocial de todos os cidadãos: algumas reflexões para a tornar inclusiva. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Gabinete de Referência Cultural, nºs 107-109 Outubro-Dezembro 1999.
Boas férias e retemperança na causa tiflológica. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Gabinete de Referência Cultural, nºs 102-106 Maio-Setembro 1999.
Cultura e interacção social: vertentes especiais. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Gabinete de Referência Cultural, nºs 102-106 Maio-Setembro 1999.
Encontro lusófono "A Tiflologia na Cultura de Língua Portuguesa". «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Gabinete de Referência Cultural, nºs 100-101 Março-Abril 1999.
Encontro "Nas Asas do Tejo". «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Gabinete de Referência Cultural, nºs 100-101 Março-Abril 1999.
Mais Abril. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Gabinete de Referência Cultural, nºs 100-101 Março-Abril 1999.
Orfeão do Pessoal da Câmara Municipal de Lisboa. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Gabinete de Referência Cultural, nºs 100-101 Março-Abril 1999.
Sinais dos 190 anos do nascimento de Luís Braille. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Gabinete de Referência Cultural, nºs 98-99 Janeiro-Fevereiro 1999.
Em 1998
A amizade e os amigos no pulsar da vida. «Literatura Actual de Almada: Antologia» / com organização, selecção e prefácio de Fernando Miguel Bernardes. Almada: Câmara Municipal, 1998; pp. 336-343.
A Arte nos Museus e Centros de Ciência Viva: "Ao alcance das mãos": utopia e realidade. In: Seminário Internacional «Ao Alcance das Mãos: Informação Táctil nos Museus» [organizado pelo Centro de Ciência Viva/Parque das Nações em parceria com a ULHT, no âmbito do Mestrado em Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio da ECATI, APEDV, CML, no âmbito do GRC]. Lisboa: Pavilhão do Conhecimento, realizado no dia 29 de Setembro de 1998.
Conferência Nacional "O Som e a Informação" [evento que assinalou o 6º aniversário da Revista Áudio «Dinamização Cultural», organizado pela publicação e Gabinete de Referência Cultural e realizado no Auditório do Montepio Geral nos dias 12 e 13 de Dezembro de 1996]. In: «Bibliotecas: Revista das Bibliotecas Municipais de Lisboa». Lisboa: Divisão de Bibliotecas da Câmara Municipal, nºs 1-2 Dezembro 1998.
Conjugando a afectividade com a razão. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Gabinete de Referência Cultural, nºs 90-91 Maio-Junho 1998.
A Hadly School no Brasil em entrevista com o seu Presidente Professor Aristides António dos Santos. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Gabinete de Referência Cultural, nºs 90-91 Maio-Junho 1998.
O Jardim Botânico da Ajuda e o Jardim dos Aromas. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Gabinete de Referência Cultural, nºs 86-87 Janeiro-Fevereiro 1998.
Mais informação electrónica disponível e processos de aceder à informação estruturada. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Gabinete de Referência Cultural, nºs 88-89 Março-Abril 1998.
No Natal: uma aparente utopia reveladora de verdades. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Gabinete de Referência Cultural, nºs 92-97 Julho-Dezembro 1998.
Paz. «Literatura Actual de Almada: Antologia» / com organização, selecção e prefácio de Fernando Miguel Bernardes. Almada: Câmara Municipal, 1998; pp. 521-522.
A produção de som em formato áudio e o livro electrónico. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Gabinete de Referência Cultural, nºs 86-87 Janeiro-Fevereiro 1998.
Reflexões sobre o braille no contexto logográfico: génese e evolução signográfica. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Gabinete de Referência Cultural, nºs 88-89 Março-Abril 1998.
Síntese no espaço e no tempo de uma especificidade cultural em Portugal: passos histórico-culturais dos materiais de leitura para as pessoas cegas em Portugal. «Literatura Actual de Almada: Antologia» / com organização, selecção e prefácio de Fernando Miguel Bernardes. Almada: Câmara Municipal, 1998; pp. 390-398.
Virtual vision: um leitor de ecrã para cegos que corre em ambiente WINDOWS. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Gabinete de Referência Cultural, nºs 92-97 Julho-Dezembro 1998.
Em 1997
Comissão Cidade Aberta: a cultura e a acessibilidade. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Gabinete de Referência Cultural, nºs 78-79 Maio-Junho 1997.
Ler é viver. «Barata: Leituras». Lisboa: Livraria Barata, nº 42 Maio-Julho 1997; pp. 26-29.
Mais um evento científico-cultural no âmbito das actividades do Gabinete de Referência Cultural e "Dinamização Cultural" em ocasião de aniversário. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Gabinete de Referência Cultural, nºs 82-83 Setembro-Outubro 1997.
O novo Edifício Municipal do Campo Grande. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Gabinete de Referência Cultural, nºs 84-85 Novembro-Dezembro 1997.
Reflexões sobre o som como fonte de informação e fenómeno tiflo-sócio-comunicacional. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Gabinete de Referência Cultural, nº 75 Fevereiro 1997.
Solidariedade: Boas Festas e Feliz Ano Novo. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Gabinete de Referência Cultural, nºs 84-85 Dovembro-Dezembro 1997.
Em 1996-1997
Em torno dos conceitos de informação e de comunicação. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Gabinete de Referência Cultural, nºs 73-74 Dezembro-Janeiro 1996-1997.
Em 1996
Acontece que... «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Gabinete de Referência Cultural, nº 63 Fevereiro 1996.
A Câmara Municipal de Lisboa abriu ao público mais um equipamento cultural: a Bedeteca Municipal. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Gabinete de Referência Cultural, nº 66 Maio 1996.
Critérios de produção e de publicação braillográfica. «Cadernos de Educação». Lisboa: Instituto Piaget, nº 12 Julho 1996; pp. 13-15.
A eliminação de barreiras físicas e psico-sociais em Lisboa. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Gabinete de Referência Cultural, nº 66 Maio 1996.
Entrevista com o Mestre António Rebelo acerca da problemática das pessoas surdocegas em Portugal. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Gabinete de Referência Cultural, nº 63 Fevereiro 1996.
Gabinete de Referência Cultural: Pólo Interactivo de Recursos Especiais. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Gabinete de Referência Cultural, nº 66 Maio 1996.
Nova política de reabilitação. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Gabinete de Referência Cultural, nº 67 Junho 1996.
Políticas de reabilitação, de emprego e de segurança social sustentadas pelo Secretário de Estado da Inserção Social a "Dinamização Cultural". «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Gabinete de Referência Cultural, nº 66 Maio 1996.
Retardatários: mas involuntariamente. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Gabinete de Referência Cultural, nºs 64-65 Março-Abril 1996.
A saudade intensa e o inconformismo com a realidade. «Ecos da Serra». Alte: Associação Pró-Beneficiência e Progresso, nº 154 Fevereiro 1996; p. 3.
Síntese no espaço e no tempo de uma especificidade cultural em Portugal: acessibilidade das pessoas cegas à informação e à cultura. «Integrar». Lisboa: IEFP / Secretariado Nacional para Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência, nº 11, Agosto-Dezembro 1996; pp. 10-21.
Em 1995-1996
Candidatos à Presidência da República visitam a ACAPO. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Gabinete de Referência Cultural, nºs 61-62 Dezembro-Janeiro 199e-1996.
Cultura: língua portuguesa e tiflologia em Moçambique: entrevista com um alto responsável, o escritor Dr. Raul Bernardo Honwana Júnior. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Gabinete de Referência Cultural, nºs 61-62 Dezembro-Janeiro 1995-1996.
As pessoas cegas da República de Angola no quadro tiflológico dos PALOP e da Europa: entrevista a Manuel Domingos Tiago, Presidente da Associação Nacional de Apoio aos Deficientes Visuais da República de Angola. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Gabinete de Referência Cultural, nºs 61-62 Dezembro-Janeiro 1995-1996.
Tolerância-solidariedade-paz. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Gabinete de Referência Cultural, nºs 61-62 Dezembro-Janeiro 1995-1996.
Em 1995
Acessibilidade e funcionalidade do Audiotexto: o nosso Serviço Permanente de Atendimento e Informações. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Gabinete de Referência Cultural, nº 55 Junho 1995.
Algo do que culturalmente podemos fazer em férias. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Gabinete de Referência Cultural, nº 58 Setembro 1995.
Alterações ao Código Postal facilitam os itinerários das correspondências. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Gabinete de Referência Cultural, nº 51 Fevereiro 1995.
Um brevíssimo olhar pelo nosso actual horizonte tiflo-cultural. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Gabinete de Referência Cultural, nº 59 Outubro 1995.
Corresponda, em seu favor, ao apelo da "Comissão de Leitura para Deficientes Visuais". «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Gabinete de Referência Cultural, nº 52 Março 1995.
Cultura e eclectismo de "Dinamização Cultural". «Dinamização Cultural: Revista Áudio ca Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Gabinete de Referência Cultural, nº 60 Novembro 1995.
A cultura revitaliza-nos: sugestões para férias. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Gabinete de Referência Cultural, nºs 56-57 Julho-Agosto 1995.
Curso de Introdução à Língua Internacional Esperanto: entrevista com o Professor Gonçalves Pires. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Gabinete de Referência Cultural, nºs 53-54 Abril-Maio 1995. 
Da superação das barreiras psicossociais à integração. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Gabinete de Referência Cultural, nº 60 Novembro 1995.
Mais um elemento importante para que a história da tiflologia registe: o fisioterapeuta Salvino Ferreira em entrevista. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Gabinete de Referência Cultural, nº 58 Setembro 1995.
Publicações para cegos em Portugal. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Gabinete de Referência Cultural, nº 51 Fevereiro 1995.
Três informações importantes. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Gabinete de Referência Cultural, nºs 53-54 Abril-Maio 1995.
O vírus informático: entrevista da empresa de antivírus "Fobis Norte Informática e Gestão, Lda.". «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Gabinete de Referência Cultural, nº 52 Março 1995.
Em 1994-1995
Boas Festas e Feliz Ano Novo. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Gabinete de Referência Cultural, nºs 49-50 Dezembro-Janeiro 1994-1995.

Em 1994
Anomalias no empréstimo de publicações em braille e em formato áudio através do correio. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Gabinete de Referência Cultural, nº 39 Fevereiro 1994.
Atendimento e informações. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Gabinete de Referência Cultural, nº 43 Junho 1994.
A "Comissão de Leitura para Deficientes Visuais" e a rentabilização dos serviços de produção e de utilização em Portugal. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Gabinete de Referência Cultural, nº 40 Março 1994.
A conferência europeia e a abertura de novos horizontes de "Dinamização Cultural". «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Gabinete de Referência Cultural, nº 47 Outubro 1994.
De mãos dadas consolidamos "Dinamização Cultural". «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Gabinete de Referência Cultural, nº 38 Janeiro 1994.
Entrevista com o Professor José Marques da Cruz: mais um valor a inscrever na tiflologia portuguesa. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Gabinete de Referência Cultural, nº 41 Abril 1994.
Exposição "Todos podem ler: a leitura e a escrita para deficientes visuais". «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Gabinete de Referência Cultural, nº 41 Abril 1994.
Fala a experiência / de Ana Maria Almeida Fontes: ganha o "Prémio Branco Rodrigues" 1991-1993. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Gabinete de Referência Cultural, nº 42 Maio 1994.
Gabinete de Referência Cultural (GRC) da Câmara Municipal de Lisboa: para deficientes, idosos e doentes. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Gabinete de Referência Cultural, nº 46 Setembro 1994.
O Gabinete de Referência Cultural e o Serviço Permanente de Atendimento e Informações. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Gabinete de Referência Cultural, nº 43 Junho 1994.
Informação cultural diária da cidade de Lisboa. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Gabinete de Referência Cultural, nº 42 Maio 1994.
Um jovem de 16 anos, exemplo de vontade, persistência e projecto: Rodrigo Nuno Godinho Santos e sua mãe D. Maria Eugénia Godinho em entrevista a "Dinamização Cultural". «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Gabinete de Referência Cultural, nº 42 Maio 1994.
Lançamento do livro "Timor Leste: Amanhã em Dili" / de José Ramos-Horta: na Biblioteca Por Timor da Câmara Municipal de Lisboa. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Gabinete de Referência Cultural, nº 41 Abril 1994.
A leitura e a escrita para deficientes visuais na "Festa do Livro". «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Gabinete de Referência Cultural, nº 41 Abril 1994.
Um pouco do dinamismo de "Dinamização Cultural" e as "Linguagens Universais". «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Gabinete de Referência Cultural, nº 48 Novembro 1994.
Publicações para cegos em Portugal: abordagem no espaço e no tempo. «Gerontologia: Revista da UITI». Lisboa: Universidade Internacional para a Terceira Idade, nºs 63-64 Julho-Dezembro 1994; pp. 21-31.
O quarto ano de "Dinamização Cultural" e as iniciativas Científico-Culturais promovidas pela própria e pelo Gabinete de Referência Cultural. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Gabinete de Referência Cultural, nº 46 Setembro 1994.
Revista «Clube Universon»: mais uma publicação sonora portuguesa para deficientes visuais. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Gabinete de Referência Cultural, nº 40 Março 1994.
Sugerindo. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Gabinete de Referência Cultural, nº 40 Março 1994.
Tenha umas reconfortantes férias, caro leitor. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Gabinete de Referência Cultural, nºs 44-45 Julho-Agosto 1994.
Em 1993
A propósito da Fundação Raquel e Martin Sain: em entrevista com o seu Director, Dr. Elvis de Freitas. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Gabinete de Referência Cultural, nºs 32-33 Julho-Agosto 1993.
A propósito do 1º Encontro Nacional de Professores Deficientes Visuais promovido pela ACAPO. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Gabinete de Referência Cultural, nº 37 Dezembro 1993.
Associação Tacte'Arte e a exposição "Portugal com-tacto (contrastes)": em entrevista a "Dinamização Cultural". «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Gabinete de Referência Cultural, nº 31 Junho 1993.
Um conceito de Natal. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Gabinete de Referência Cultural, nº 37 Dezembro 1993.
De novo o Seminário "Lisboa: as palavras e a música". «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Gabinete de Referência Cultural, dº 30 Maio 1993.
"Dinamização Cultural" no termo do seu 3º ano de vida. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Gabinete de Referência Cultural, nº 35 Outubro 1993.
"Dinamização Cultural" passa a ser distribuída em novo suporte. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Gabinete de Referência Cultural, nº 28 Março 1993.
Em conversa com o escultor Álvaro Carneiro a propósito de mais uma exposição para cegos e amblíopes no Convento dos Cardaes. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Gabinete de Referência Cultural, nº 29 Abril 1993.
Uma exposição para cegos e amblíopes no Convento dos Cardaes. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Gabinete de Referência Cultural, nº 29 Abril 1993. 
"Lisboa: as palavras e a música". «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Gabinete de Referência Cultural, nº 34 Setembro 1993.
Mais uma exposição táctil, "Em Belém de Judá...": em entrevista com a Irmã Ana Maria, Directora do Convento dos Cardaes. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Gabinete de Referência Cultural, nº 26 Janeiro 1993.
Nota importante. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Gabinete de Referência Cultural, nº 27 Fevereiro 1993.
Nota justificativa aos leitores. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Gabinete de Referência Cultural, nºs 32-33 Julho-Agosto 1993.
Olisipografia no horizonte da tiflologia portuguesa. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Gabinete de Referência Cultural, nº 30 Maio 1993.
Para que a tiflologia registe e o mundo saiba: em entrevista com a Dra. Maria Teresa Maia. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Gabinete de Referência Cultural, nº 34 Setembro 1993.
Passagem de "Dinamização Cultural" para o 4º ano com plausível classificação. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Gabinete de Referência Cultural, nº 36 Novembro 1993.
Resultado dos questionários culturais referentes ao 2º ano de publicação de "Dinamização Cultural". «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Gabinete de Referência Cultural, nº 29 Abril 1993.
Seminário "Lisboa: as palavras e a música" em deambulação. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Gabinete de Referência Cultural, 31 Junho 1993.
Um voo pelo património: exposição táctil de maquetes organizada pelo Convento dos Cardaes. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Gabinete de Referência Cultural, nº 36 Novembro 1993.

Em 1992
Os cegos da República Popular de Angola: entrevista com o Presidente da Associação Nacional de Apoio aos Deficientes Visuais Senhor Manuel Domingos Tiago. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 15 Fevereiro 1992.
Conferência europeia "Família e pessoa com deficiência: realidades e oportunidades", com depoimentos do Coronel Vila-Lobos, do Dr. Francisco Alves e da Dra. Guida Faria. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 18 Maio 1992.
Conferência "A situação das bibliotecas para cegos na Europa": entrevista a este propósito com o Dr. Filipe Pereira Oliva. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 23 Outubro 1992.
Curso de aperfeiçoamento em subvisão. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 16 Março 1992.
Curso básico de formação para Técnicos de Ensino Especial. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 16 Março 1992.
De um projecto inédito gorado a outro projecto inédito em implementação. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 25 Dezembro 1992.
Dois anos de publicação e aprovados para o terceiro. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 24 Novembro 1992.
Entrevista com o Dr. Elísio Summavielle: a propósito de "Lisboa 94, Capital Mundial da Cultura". «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 24 Novembro 1992.
Entrevista com o Dr. Filipe Pereira Oliva: figura relevante da tiflologia portuguesa. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 16 Março 1992.
Entrevista com o Dr. Joaquim Pereira Marujo a propósito do I Congresso sobre "O homem e a Morte". «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 18 Maio 1992.
Entrevista com José Luís de Almeida e Carlos Ferreira: a propósito do Centro de Produção e Formação e Departamento de Materiais da ACAPO. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 20 Julho 1992.
Entrevista com o Presidente da Direcção da Associação Promotora do Ensino dos Cegos, Senhora D. Maria Antónia de Oliveira Martins de Mesquita: a propósito de um pouco da actividade desta instituição. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 25 Dezembro 1992.
Exposição "Project 12". «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 14 Janeiro 1992.
Gabinete de Referência Cultural (GRC) da Câmara Municipal de Lisboa: estrutura para deficientes, idosos e doentes inédita em Portugal. «V Congresso Nacional de Deficientes: Documentos». Lisboa: União Coordenadora de Deficientes, suplemento de «O Jornal do Deficiente», nº 4 Novembro-Dezembro 1992; pp. 27-28.
Gabinete de Referência Cultural (GRC) da Câmara Municipal de Lisboa e a valorização sócio-intelectual dos munícipes deficientes, idosos e doentes desta cidade. «Actas do I Encontro de Técnicos da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Departamento de Apoio à Gestão e Actividade Institucional da CML, Abril 1992; vol. 1º, pp. 191-204.
Jornadas de subvisão por iniciativa e organizadas pelo Serviço Universitário de Oftalmologia do Hospital de Egas Moniz. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 16 Março 1992.
Mais uma exposição para cegos em Lisboa: "Escultura para Tocar". «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 19 Junho 1992.
As mensagens que nos chegam. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 16 Março 1992.
Na penumbra da noite. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 21 Agosto 1992.
Nova dimensão das Bibliotecas Municipais de Lisboa: entrevista com as Dras. Vanda de Freitas e Dalila Araújo. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 14 Janeiro 1992.
Novas tecnologias para experimentar e adquirir em Portugal. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 20 Julho 1992.
Para comemorar o 2º ano de vida de "Dinamização Cultural". «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 22 Setembro 1992.
Para deficientes, idosos e doentes. «A Espiga: Boletim Informativo Trimestral da Associação Promotora de Emprego de Deficientes Visuais». Lisboa: APEDV, nº 7 Maio-Julho 1992; pp. 21-22.
Participar é dinamizar. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 18 Maio 1992.
"Prémio APEC" 1991. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 14 Janeiro 1992.
Primeiro encontro de técnicos da Câmara Municipal de Lisboa: com depoimentos da Drª Ana Penim, do Dr. Barão da Cunha e do Dr. Jorge Sampaio. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 18 Maio 1992.
O Professor José Hermano Saraiva e um espaço novo em "Dinamização Cultural". «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 19 Junho 1992.
O Professor Karma e uma nova rubrica de "Dinamização Cultural". «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 15 Fevereiro 1992.
Projectos didáctico-culturais do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa: com o apoio da Casa de Cultura da Juventude de Lisboa, com um depoimento do Dr. Barão da Cunha. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 18 Maio 1992.
Seminário "A educação dos cegos e amblíopes: que problemas, que soluções": breve abordagem e conclusões. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 24 Novembro 1992.
Resultados dos questionários culturais referentes ao 1º ano de publicação de "Dinamização Cultural". «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 17 Abril 1992.
Reunião da comissão de ligação às organizações internacionais de cegos. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 15 Fevereiro 1992.
Em 1991-2000
Flaches da Actualidade. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Gabinete de Referência Cultural, do nº 12 Novembro 1991 ao nº 91 Abril 2000.
Em 1991
A propósito do erudito e poeta cego José de Sousa. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 3 Fevereiro 1991.
A propósito do poeta cego da Madeira Baltazar Dias. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 2 Janeiro 1991.
Actividades circumbibliotecárias e de animação da Divisão de Bibliotecas e Documentação da Câmara Municipal de Lisboa. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 3 Fevereiro 1991.
A amizade e os amigos no pulsar da vida. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 5 Abril 1991.
Antologia tiflológica portuguesa. «Dinamização Cultural: revista áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 8 Julho 1991.
Associação Jovens Pró-Vida: entrevista com Maria Manuel Cabrita. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 13 Dezembro 1991.
Depressão: causas, consequências e modos de evitá-la (texto seleccionado e adaptado a partir do dossier Saiba vencer a tristeza e a apatia, do nº 89 da «Guia: A Revista Prática», de Setembro de 1991). «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Nº 11 Outubro 1991.
"Dinamização Cultural" como veículo de inserção dos que não podem ler com os olhos no contexto sócio-histórico-cultural. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 12 Novembro 1991.
"Dinamização Cultural" mais funcional e mais gratuita. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 7 Junho 1991.
Ensino e cultura sob a égide da Câmara Municipal de Lisboa. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 4 Março 1991.
Entrevista com a Directora do Departamento de Acção Social da Câmara Municipal de Lisboa Dra. Rosa Maria Sampaio: a propósito da acção deste departamento em favor dos lisboetas da terceira idade. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 5 Abril 1991.
Entrevista com o Dr. Elísio Summavielle e com o Arqº José Paulo Campino sobre um monumento a Luís de Camões. «Dinamização Cultural: revista áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 7 Junho 1991.
Entrevista com o Dr. Francisco Alves: Presidente da Direcção Nacional da ACAPO. «Dinamização Cultural: revista áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 6 Maio 1991.
Entrevista com o Dr. Joaquim Pereira Marujo, Professor e Director do Departamento de Antropologia da Universidade de Lisboa para a Terceira Idade: a propósito da vida desta instituição e da antropologia do envelhecimento. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 8 Julho 1991.
Entrevista com o Engº Herberto Manuel de Miranda, Reitor da Universidade Internacional para a Terceira Idade (UITI): acerca da vida e dos objectivos deste estabelecimento de ensino. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 9 Agosto 1991.
Entrevista com o Engº Silva Graça, Director do Centro de Suporte para Deficientes da IBM Portuguesa: a propósito de equipamento informático para cegos e amblíopes e para outros Deficientes. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 8 Julho 1991.
Entrevista com a Irmã Ana Maria, Directora do Convento dos Cardaes: a propósito da vida deste monumento e da exposição para deficientes visuais "Um dia no Convento: visão táctil". «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 9 Agosto 1991.
Entrevista com o médico especialista em medicina interna, "Dr. Friedrich Schubaius", a propósito do Serviço de Saúde da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 3 Fevereiro 1991.
Entrevista com o poeta e escritor Sá Flores. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 7 Junho 1991.
Entrevista com o Presidente da Academia de Cultura e Cooperação Carlos Perry da Câmara: a propósito da vida e objectivos desta instituição. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 11 Outubro 1991.
Entrevista com um talento: o exímio acordeonista Bartolomeu Monteiro Palma. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 6 Maio 1991.
O envelhecimento e o meio: a sociedade e a esperança. (Texto seleccionado e adaptado a partir do dossier A 3ª idade e os tempos livres do nº 39 da revista «Guia», de 1990). «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 6 Maio 1991.
Fontes de conhecimento. «Agenda Cultural». Lisboa: Câmara Municipal, Março 1991; p. 62.
Lisboa no Rio: humor, poesia, história, música... «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 10 Setembro 1991.
Novos títulos numa dinâmica mais cativante de interesse. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 11 Outubro 1991.
Ocupação dos tempos livres e um mundo de coisas a fazer. (Texto seleccionado e adaptado a partir do dossier A 3ª idade e os tempos livres do nº 39 da revista «Guia», de 1990). «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 4 Março 1991.
Para que justamente o tempo não esqueça e a história fale. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 12 Novembro 1991.
Palavras gravadas no tempo: entrevista com o Dr. João Soares, Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 13 Dezembro 1991.
Um sorriso de 1991. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 2 Janeiro 1991. 
Valorização sócio-intelectual dos munícipes lisboetas deficientes, idosos e doentes desta cidade. «Gerontologia: Revista da UITI». Lisboa: Universidade Internacional para a Terceira Idade, Lisboa, nºs 51-52 Julho-Dezembro 1991; pp. 3-9.
Em 1990
A propósito do escritor Camilo Castelo-Branco. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 1 Dezembro 1990.
A propósito do escritor José Saramago. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 0 Novembro 1990.
Biblioteca Municipal Camões: localização e objectivos. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 0 Novembro 1990.
A cultura e a vida. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 1 Dezembro 1990.
Entrevista com o Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa. «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 1 Dezembro 1990.
Nota de abertura da revista "Dinamização Cultural". «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 0 Novembro 1990.
Técnicas de recuperação da informação bibliográfica. «Gerontologia: revista da UITI». Lisboa: Universidade Internacional para a Terceira Idade, nº 48 Outubro 1990; pp. 18-22.
3ª Assembleia Geral da União Europeia de Cegos (UEC). «Dinamização Cultural: Revista Áudio da Câmara Municipal de Lisboa». Lisboa: Pelouro da Cultura / Biblioteca Municipal Camões, nº 0 Novembro 1990.
Em 1989
A biblioteca portuguesa na formação cultural da pessoa cega. «Gerontologia: Revista da UITI». Lisboa: Universidade Internacional para a Terceira Idade, nº 41 Janeiro-Março 1989; pp. 27-40.
A biblioteca portuguesa na formação cultural da pessoa cega. «Poliedro: Revista de Tiflologia e Cultura». Porto: Centro Prof. Albuquerque e Castro - Edições Braille, nº 341 Maio 1989; pp. 1-42.
Eliminação de barreiras sociais e culturais: deficientes, terceira idade, doentes: acessibilidade à leitura e à cultura. «Gerontologia: revista da UITI». Lisboa: Universidade Internacional para a Terceira Idade, nº 44 Outubro-Dezembro 1989; pp. 18-27.
A tiflografia e o progresso da tiflologia [Conferência proferida na Casa Veva de Lima e na UITI em 1989]. Assunto inserido na temática da Crónica Semanal "A Cultura e a Vida" (a princípio no Programa «Frente ao Vento» e mais tarde no Programa «Caminho Livre») que, de Maio a Setembro de 1989, o autor em referência realizou na estação radiofónica Orbital (101.9) da área da Grande Lisboa.
Em 1987
Concepções de história: o social e o natural. «Galáxia: revista sonora vocacionada à difusão cultural entre os Deficientes Visuais». Lisboa: Liga de Cegos João de Deus, nº 3 Março 1987
[Lido pelo próprio autor].
O papel das bibliotecas municipais na dinamização da leitura para deficientes. «Actas do 2º Congresso Nacional de BAD». Coimbra: Minerva, 1987; pp. 583-591.
O papel das bibliotecas na formação cultural. «Gerontologia: Revista da UITI». Lisboa: Universidade Internacional para a Terceira Idade, nº 33 Janeiro-Março 1987; pp. 10-23.
O papel das bibliotecas públicas. «Margem». Lisboa: Centro Regional de Segurança Social, nºs 49-51 Janeiro-Junho 1987; pp. 49-51.
Em 1986
O modo de subsistência e o tipo de alimentação no Portugal medievo. «Galáxia: revista sonora vocacionada à difusão cultural entre os deficientes visuais». Lisboa: Liga de Cegos João de Deus, nº 2 Setembro 1986
[Lido pelo próprio autor].



Em 1985
O papel das bibliotecas na educação dos cegos em Portugal. «Gerontologia: Revista da UITI». Lisboa: Universidade Internacional para a Terceira Idade, nº 27 Julho-Setembro 1985; pp. 42-45.
Em 1983
O papel das bibliotecas na educação dos cegos em Portugal. «Reabilitação: Revista do SNR». Lisboa: Secretariado Nacional de Reabilitação, nº 12 Janeiro-Fevereiro 1983; pp. 26-43.
Em 1982
Biblioteca Camões: a primeira biblioteca pública para cegos em Portugal. «Lisboa: Revista Municipal». Lisboa: Câmara Municipal, número avulso Março 1982; pp. 31-34.
Em 1981
Biblioteca Camões: a primeira biblioteca pública para cegos em Portugal. «Notícia: Boletim Informativo da BAD». Lisboa: Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, nº 3 Julho-Setembro 1981; pp. 1-7.
Biblioteca Camões: a primeira biblioteca pública para cegos em Portugal. «Poliedro: Revista de Tiflologia e Cultura». Porto: Centro Prof. Albuquerque e Castro - Edições Braille, nº 259 Dezembro 1981; pp. 1-25.
Integração e reintegração social de deficientes. «Margem: Revista Bimestral de Educação Especial». Lisboa: Centro de Educação Especial, nº 21 Janeiro-Fevereiro 1981; p. 20.
Em 1980
Integração e reintegração social de deficientes. «Poliedro: Revista de Tiflologia e Cultura». Porto: Centro Prof. Albuquerque e Castro - Edições Braille, nº 248, Dezembro 1980; pp. 37-46.
Em 1979-1980
Integração e reintegração social de deficientes. «No Caminho da Recuperação dos Não Videntes». Porto: Centro Prof. Albuquerque e Castro - Edições Braille, nº 21 1979-1980; pp. 80-83.


Sem comentários:

Enviar um comentário